Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 02:33

Matérias - 10/03/2020 | 10h27m

Vigilância em Saúde treina profissionais contra Coronavírus

Barra do Piraí
A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde do município, passou por treinamento contra um possível surto de Coronavírus. A capacitação visa aplicar o protocolo de atendimentos, preconizado pelo Ministério da Saúde. Cerca de 80 profissionais passaram pelas explanações feitas pelo setor.

No site do Ministério da Saúde, no final da segunda quinzena de janeiro, foi ativado o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE - nCoV), “estratégia prevista no Plano Nacional de Resposta às Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde. Segundo o portal, o Coronavírus é um vírus identificado como a causa de um surto de doença respiratória detectado pela primeira vez em Wuhan, China.

Diante disso, “seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alertas aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão”.

Assim sendo, o protocolo de atendimento serve para “orientar a Rede de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus de modo a mitigar os riscos de transmissão sustentada no território nacional”. De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Irineia Santana Rosa, o treinamento está em consonância ao que vem sendo passado às prefeituras e estados.

“Cerca de 80 profissionais, de diferentes setores, foram capacitados. Precisamos agir antes que o problema possa vir a ocorrer. Estamos em contato direto com as esferas superiores, nos governos do Estado e Federal, no sentido de, além de aprimorar tais treinamentos, obter informações e dados sobre locais, que já possuem casos; e, logicamente, evitar que chegue até nosso município”, disse Irineia.

O primeiro local a receber a capacitação, foi a Santa Casa de Misericórdia; seguido pelo Hospital e Maternidade Maria de Nazaré - a Pérola do Vale. Profissionais da área de saúde da Unimed também receberam o treinamento. Os penúltimos a receberem as informações foram os membros da Cruz Vermelha de Barra do Piraí, e por último a Atenção Primária à Saúde.