Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 04:31

Matérias - 10/03/2020 | 10h28m

Estudantes de Angra ganham exame de vista e óculos

Angra dos Reis
Muitos alunos acabam tendo um rendimento escolar abaixo do esperado porque não conseguem enxergar direito. Para evitar que isso aconteça com os estudantes a prefeitura está realizando mutirões de exames oftalmológicos.

- Aos sábados, nós fazemos um mutirão, igual fazemos o da catarata, para as crianças que possuem problema de visão e poderem enxergar melhor. Esses alunos vêm aqui, fazem os exames e a gente fabrica os óculos. É um projeto que ajuda as crianças a terem um aproveitamento melhor na escola - explicou o prefeito, que esteve acompanhando o mutirão.

36 alunos da Escola Municipal Maria Joaquina, de Itanema, estiveram no Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), fizeram os exames, passaram por consulta com oftalmologista e destes, 20 necessitaram de óculos, escolheram seus acessórios e os levaram pra casa no mesmo dia. Tudo de graça.

- Achei muito bacana, é importante para o desenvolvimento das crianças. Nós não sabíamos que ele tinha problema de visão, foi descoberto através do colégio. Estou muito satisfeito com a atitude da prefeitura - afirmou Adriano Souza dos Santos, pai do Pedro Henrique, de 7 anos, que estava bem animado na hora de escolher seu óculos.

Jarlene Costa Borges é mãe de Yuri Costa Borges, de 6 anos. Ela contou que as primeiras dificuldades do seu filho foram percebidas no ano passado e neste ano, como Yuri está no primeiro ano e tem mais deveres no quadro para copiar, a professora o indicou para passar pelos exames oftalmológicos.

- É uma boa oportunidade, não só pra mim como para todos os pais porque hoje em dia está muito difícil uma consulta particular e uma oportunidade dessas é ótima, tudo grátis - destacou.

O mutirão contou com o apoio da Secretaria de Educação que cedeu o transporte para os alunos e responsáveis. Até o momento, quatro escolas, entre municipal e estadual participaram do projeto.

- Além dos exames de vista normais e da entrega dos óculos, com este projeto identificamos também outras anormalidades visuais, como descolamento de retina, por exemplo. A criança veio para receber os óculos e na verdade precisava de uma cirurgia. É muito bom o programa, o governo está de parabéns - frisou o vice-prefeito, que está coordenando os mutirões. Ele informou ainda que a ideia é alcançar todas as escolas públicas do município.