Terça-feira, 23 de abril de 2024 | 23:35

Matérias - 16/03/2020 | 14h04m

Resende reforça importância do aviso prévio de faltas em consultas

Resende
A Secretaria Municipal de Saúde, tem alertado e reforçado à população sobre a importância do aviso prévio em caso de faltas em consultas e também na realização de exames marcados. Atualmente, são agendados na rede pública de saúde atendimentos em diversas especialidades como mamografia, tomografia, oftalmologia, eletrocardiograma e angiologia, por exemplo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os números de atendimentos poderiam ser maiores, caso a população informasse sobre a necessidade de faltar em casos de alguma emergência ou imprevisto. Em 2019, cerca de 16 mil faltas em consultas e exames na rede pública de saúde foram registradas.

Além do próprio paciente agendado, as faltas sem aviso prévio prejudicam outros usuários, já que os horários acabam desperdiçados. Além disso, a ausência injustificada acaba por aumentar a fila de espera e a demora de agendamentos para outras pessoas.

O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, ressalta que imprevistos e casos emergenciais podem acontecer, porém é fundamental que os usuários tentem avisar os agentes de saúde sobre a ausência, seja indo até a unidade de saúde, por telefone ou até mesmo pelo Whatsapp, através do (24) 98839-7475.

- A desmarcação feita o quanto antes da consulta é importante para que outras pessoas que aguardam o atendimento poderão ser agendadas para aquele horário. O paciente que avisa com antecedência poderá ser reagendado, sem precisar voltar para o final da fila, diminuindo assim a lista de espera - disse Alexandre Vieira.

Mutirões para redução de filas de espera
A prefeitura promove de forma constante ações que tenham por objetivo reduzir as filas de espera na área de saúde. Como por exemplo, a ampliação no atendimento para exames de endoscopia realizados, agora também aos sábados, na Santa Casa de Resende.

Além disso, também na Santa Casa, aos sábados, estão sendo realizados mutirões de cirurgias de vesícula numa primeira etapa para diminuir a fila. E em uma segunda fase, ainda no primeiro semestre, acontecerão operações de hérnia.