Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 23:52

Matérias - 18/03/2020 | 16h01m

Três Rios recomenda novo horário para funcionamento do comércio

Três Rios
A população está começando a compreender a importância do isolamento como forma de prevenção e combate à propagação do novo coronavírus (COVID-19) e está evitando ir às ruas, que amanheceram vazias quarta-feira, 18. Para evitar a aglomeração de pessoas, a prefeitura fez o apelo para que a população evite sair de casa nos próximos dias e os trirrienses estão atendendo ao apelo.

Em reunião com representantes do Sicomércio e Câmara dos Dirigentes Lojistas para tratar sobre o funcionamento do comércio, o prefeito Josimar Salles, recomendou que os shoppings, centro comerciais, lojas e estabelecimentos congêneres funcionem, a partir de quinta-feira, 19, em turno único, de 13 às 18h de segunda a sexta-feira, e de 9 às 13h, aos sábados. A recomendação não se aplica aos supermercados, padarias, açougues, farmácias e serviços de saúde como hospital, clínicas e laboratórios.

O prefeito também recomendou o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres com capacidade de lotação restringida a 50% da sua lotação; o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres no interior de hotéis, pousadas e similares, apenas aos hospedes; o fechamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares; fechamento dos pontos de concentração turísitica (Pontal).

Outras medidas decretadas pelo prefeito para evitar a aglomeração de pessoas foram a suspensão por 15 dias das aulas na rede pública e particular de ensino; a dispensa de servidores municipais a partir de 60 anos de idade e o cancelamento de eventos esportivos, sociais e de qualquer natureza com aglomeração de pessoas.

Até o momento, o município registra 16 casos suspeitos de coronavírus - ainda não confirmados. Destes 16 casos, 13 são moradores de Três Rios e os outros 3 são residentes de cidades vizinhas. Novas medidas poderão ser adotadas de acordo com a evolução do quadro epidemiológico.

O prefeito destacou a importância da consciência e responsabilidade de todos nesta verdadeira guerra. "Somente vamos vencer esta batalha unidos, tomando todas as medidas preventivas, principalmente evitando sair de casa e cuidando da nossa família. Atenção especial com os idosos, estes necessitam de proteção total. O momento é de alerta máximo. Não basta somente os decretos e as ações do governo, a consciência de cada um é o fator decisivo para superarmos este momento", afirmou.