Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | 18:39

Matérias - 18/03/2020 | 16h06m

Pinheiral volta a realizar teste da orelhinha no município

Pinheiral
A Secretaria Municipal de Saúde, está ofertando mais um procedimento de saúde no próprio município, para que as mães não precisem mais se deslocar para outros municípios, para realizar o teste da orelhinha. Na segunda-feira, 16, cerca de 30 crianças realizaram o teste na Clínica Municipal de Fisioterapia, no Centro.

A coordenadora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Ana Carla Duarte Crisóstomo de Carvalho, explicou como a secretaria conseguiu realizar o procedimento no próprio município. “Quando o prefeito Ednardo Barbosa, assumiu o governo de Pinheiral, encontramos uma demanda muito grande para o teste de orelhinha parada, pois não estava sendo realizado. No primeiro momento, fizemos uma contratação para agendar todos os exames que estavam sendo aguardados e depois começamos a pensar em uma forma de realizar o procedimento dentro de Pinheiral, para oferecer mais conforto para as mães. Disponibilizamos uma profissional para realizar o exame na Clínica de Fisioterapia Municipal e, deste então, cerca de 150 crianças já realizaram o exame em Pinheiral”, disse Ana Carla.

A fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Rodrigues, explicou a importância do teste da orelhinha. “A triagem auditiva ou o teste da orelhinha faz parte das outras triagens que tem que ser realizadas assim que o bebê nasce, como os testes de coração, olhos, língua, pezinho e orelhinha. Todos esses testes são para a prevenção e o teste da orelhinha é para a prevenção da surdez. O Ministério da Saúde preconiza que o teste tem que ser realizado entre um e três meses e, com o fechamento de diagnóstico até três meses de idade. Estes prazos tem o objetivo de realizar a prevenção e protetização para que o bebê que tenha algum problema de audição chegue mais perto da fala e da linguagem dentro da normalidade”, Flavia.