Sábado, 6 de junho de 2020 | 13:44

Matérias - 20/03/2020 | 07h21m

Resende divulga calendário de vacina contra influenza

Resende
Com objetivo de prevenir os casos de gripe, mais comuns no período de baixa temperatura, a prefeitura definiu o calendário da campanha de vacinação contra o vírus Influenza. A aplicação das vacinas, que estarão disponíveis em todos os Postos de Saúde, começa segunda-feira, 23 de março para gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, deficientes e profissionais da saúde, grupo que será contemplado até o fim da campanha.

O público-alvo completo na campanha terá gestantes, idosos, professores, profissionais da saúde, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos.

Com exceção dos primeiros grupos contemplados (gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, deficientes e profissionais da saúde), cada grupo terá um prazo específico para se vacinar. Mas, ao final da campanha, todos os grupos voltarão a ter uma última oportunidade, do dia 11 de maio ao dia 22 de maio.

No caso dos deficientes e pessoas com comorbidades, somente serão vacinados as doenças especificadas com prescrição médica. Para os profissionais da saúde, serão vacinados todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os estagiários deste setor só serão vacinados se atuarem dentro do CTI. 

- É importantíssimo reafirmar a importância da vacina contra a Influenza e lembrar que ela pode salvar vidas. Em Resende, a estimativa é de que sejam contempladas aproximadamente 42 mil pessoas que estão inclusas na população-alvo. Conscientização é fundamental. Esperamos a presença da população para atingirmos o objetivo do município - disse o Secretário Municipal de Saúde, Tande Vieira.

Calendário:
Gestantes e idosos – de 23/3 a 22/5

Comorbidades e deficientes – de 23/3 a 27/3

Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias – de 30/3 a 9/4

Professores e profissionais de forças de segurança e salvamento – de 13/4 a 24/4

Indivíduos de 55 a 59 anos e puérperas – de 27/4 a 8/5

Dia D – dia 9/5

Todos os grupos – de 11/5 a 22/5

Fotos: PMR