Sábado, 6 de junho de 2020 | 13:09

Matérias - 20/03/2020 | 14h14m

Itatiaia antecipa 13º salário em duas parcelas

Itatiaia
A prefeitura anunciou quinta-feira, 19, a adoção de mais medidas de prevenção para o enfrentamento de emergência da Covid-19, o novo Coronavírus e a adoção de ações para minimizar os impactos da pandemia.

Entre as medidas está a antecipação do pagamento do 13º salário aos servidores da prefeitura. Segundo o prefeito Eduardo Guedes, a medida visa diminuir os impactos na economia e auxiliar na valorização do comércio local.

A previsão é que a primeira parcela seja paga no próximo dia 30 de março e a segunda parcela, no dia 30 de abril.

- Que neste momento possamos nos unir, prestigiar o comércio da nossa cidade. Queremos valorizar o comércio local. Na última semana, fizemos alguns decretos e que estamos aprimorando. Tivemos que adotar algumas medidas, como a alteração do horário do comércio. Não são atitudes fáceis, mas necessárias para enfrentarmos esse momento de crise. Continuamos pedindo para que a população fique em casa, saia apenas se for muito necessário - afirmou o prefeito.

A administração municipal declarou situação de emergência de saúde e estabelece mais medidas temporárias para bloqueio da circulação do coronavírus. 

Servidores
Os servidores municipais, terceirizados, colaboradores, bem como quaisquer pessoas que utilizem os serviços públicos ou ingressem nas repartições públicas, estão observando rigorosamente os protocolos da Secretaria Municipal de Saúde, o Plano de Contingência do Corona Vírus, e do Ministério da Saúde sobre as medidas de prevenção à disseminação do COVID-19.

No âmbito da prefeitura estão suspensa por 60 dias a presença de servidores em cursos externos, exceto aqueles agendados e com impossibilidade de cancelamento. Estão suspensas também a critério da gestão, as férias, bem como licenças prêmio dos servidores das áreas da Saúde e Ordem Pública.

Os servidores com 60 anos, exceto aqueles que atuam diretamente no atendimento hospitalar e ambulatorial estão afastados de suas atividades nas dependências da prefeitura, seus órgãos e unidades por 15 dias. Reuniões administrativas em ambientes totalmente fechados também estão proibidas pelo mesmo período.

Em relação a presença dos servidores, os critérios estão estabelecidos pelos gestores das unidades administrativas, sem prejuízo dos serviços públicos ou do atendimento ao público.

Veja mais medidas decretadas: https://itatiaia.rj.gov.br/noticia/3770/-coronavirus-itatiaia-declara-situacao-de-emergencia-em-saude-publica-e-estabelece-mais-medidas-preventivas

https://itatiaia.rj.gov.br/noticia/3769/novo-coronavirus-prefeitura-suspende-feiras-livres-e-eventos-coletivos-para-conter-avanco-do-covid-19

Foto: AECOM/PMI