Sábado, 6 de junho de 2020 | 14:15

Matérias - 21/03/2020 | 04h20m

Quatis aposta na conscientização para enfrentar o coronavírus

Quatis
A prefeitura iniciou sexta-feira, 20, uma campanha de orientação e conscientização sobre o novo coronavírus (Covid-19). Um carro de som circulará diariamente pelos bairros repassando informações sobre a doença e os cuidados para evitar o contágio. A campanha também está sendo veiculada por rádios comunitárias do município. A principal recomendação é o de não sair de casa sem que isso seja de extrema necessidade.

A campanha contem informações sobre as formas de transmissão e de sintomas da doença, além de orientações de como se prevenir do coronavírus. Ainda orienta as pessoas que, caso apresentem sintomas, utilizarem o Ligue Saúde 136 ou o telefone 3353-2624. Informações também podem ser obtidas acessando o site: coronavirus.saude.gov.br

De acordo com a secretária de Saúde de Quatis, Cleonice Ramos, a campanha está focada em enfatizar junto ao munícipe que nesse momento a sua residência é a sua maior segurança.
- Registramos na tarde de sexta-feira, 20, o primeiro caso suspeito do coronavírus. Vamos trabalhar com ênfase na informação. Precisamos redobrar os cuidados para que nossa cidade supere esse momento com baixo índice de casos. Por isso ficar em casa, manter o isolamento social e reforçar os hábitos de higiene são fundamentais - explicou a secretária.

Conscientização começou antes da confirmação da pandemia
Esta campanha de conscientização faz parte das ações organizadas pelo Grupo Executivo - Coronavírus, criado por decreto assinado na terça-feira, 17, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB) e que tem a função de conduzir o Plano de Contingência contra o Covid-19 dentro do município. Mas bem antes da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar o estado de pandemia do Covid-19, ocorrida no dia 11 de março, a Secretaria Municipal de Saúde vinha atuando no trabalho de orientação sobre o vírus tendo em vista o seu crescimento geográfico desde os primeiros casos surgidos na China.

No início de março, integrantes das secretarias de Saúde e Educação se reuniram para discutir o crescimento do novo coronavírus. O encontro contou com as participações de membros da equipe técnica de Atenção Básica, do Programa Saúde na Escola, Vigilância em Saúde e orientadores pedagógicos da Educação.

Como proposta definida na reunião, foi elaborada uma agenda de visitas dos técnicos do Programa de Atenção Básica e de Saúde na Escola nas unidades de ensino do município para um trabalho de conscientização com os alunos. As visitas se estenderam até a suspensão das aulas, decretada pelo prefeito Bruno de Souza no dia 16 de março.

Fotos: PMQ