Quarta-feira, 1 de abril de 2020 | 10:26

Matérias - 21/03/2020 | 16h38m

Itatiaia vacina idosos e profissionais da saúde contra influenza

Itatiaia
Todos os postos de saúde do município aplicarão as vacinas contra a influenza segunda-feira, 23. O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação e por isso, primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A vacinação na segunda-feira terá início a partir de 13 até às 17h. Nos outros dias, a imunização será realizada de 8 às 17h.

Segundo a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

- Os profissionais de saúde serão vacinados em seus postos de trabalho. Estamos traçando estratégias e a equipe está preparada. A vacinação será feita de forma rápida. Pedimos que os idosos levem o cartão dos anos anteriores para ser mais rápido, para não ter necessidade de fazer um novo. Ele vai chegar, receberá a dose e será colocado apenas a dose aplicada no cartão. Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas evitem filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações - afirmou Andrea.

A campanha de vacinação acontecerá até o dia 22 de maio. O público-alvo completo terá ainda gestantes, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos.

Foto: AECOM/PMI