Sábado, 6 de junho de 2020 | 14:12

Matérias - 24/03/2020 | 15h19m

Itatiaia fecha acessos à cidade como medida de prevenção

Itatiaia
A Avenida Doutor Arnaldo Marzotto, no Jardim Martinelli, uma das principais vias de acesso a área Central de Penedo, teve o tráfego de veículos interrompido na tarde de terça-feira, 24. A medida, que visa diminuir o fluxo de pessoas no bairro, faz parte de um conjunto de ações da prefeitura que tem como objetivo prevenir a contaminação pelo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Comando da Guarda Civil Municipal, a partir de hoje o acesso ao Centro de Penedo e aos demais bairros será apenas pelo Portal de Informações Turísticas. Para isso, os motoristas deverão passar por uma triagem feita por agentes da corporação, que permitirá apenas a passagem de moradores a trabalho ou em caso comprovado de necessidade de deslocamento.

Moradores que precisarem embarcar nos ônibus no bairro Jardim Martinelli, com destino a Resende ou Itatiaia, poderão fazê-lo no ponto localizado nas proximidades do Colégio Dom Ottorino Zanon, de onde o coletivo fará o retorno passando pela Rua das Laranjeiras, Avenida Brasil, loteamento Nova Penedo e em seguida pela Rodovia Rubens Tramujas Mader (RJ-163) que dá acesso a Rodovia Presidente Dutra.

O decreto nº 3413/20, publicado na noite de segunda-feira, 23, determinou o fechamento das entradas e saídas do município, para o recebimento de veículos de turismo ou particular de cidadãos que não sejam moradores, a partir da zero hora de terça-feira, 24.

Segundo o documento, a entrada e saída de moradores serão permitidas, desde que demonstrada à necessidade de deslocamento, para ir a farmácias ou unidades de saúde, supermercados, mercearias, padarias ou para o trabalho, desde que o estabelecimento não esteja proibido o funcionamento por qualquer ato normativo. No retorno, deverá o morador apresentar comprovante ou declaração competente, sob pena de proibição de novo deslocamento.

Conforme explica o comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito há bloqueios na área Central de Itatiaia, em Penedo e na região de Maromba e Maringá.

 - O objetivo é evitar ao máximo o deslocamento de pessoas e por conta disso na área Central da cidade os bloqueios estão concentrados na Rua Prefeito Assumpção, no Centro, na Rua Marechal Sócrates, na Vila Martins e na entrada no bairro Vila Niterói. O acesso acontece pela Avenida dos Expedicionários, no Centro, onde há uma equipe da Guarda Municipal fazendo o controle. Em Penedo o bloqueio está concentrado no início da Avenida Doutor Arnaldo Marzotto, no bairro Jardim Martinelli e a entrada e saída de veículos acontece pelo Portal de Informações Turísticas, onde também tem agentes da corporação. Existe ainda bloqueio na região de Maromba e Maringá, com a presença dos nossos Guardas Municipais - explicou o comandante.

O novo decreto com a ampliação das medidas temporárias de enfrentamento a situação de emergência em saúde pública em razão do coronavírus pode ser conferido no Boletim Oficial no site da prefeitura. O endereço eletrônico é www.itatiaia.rj.gov.br

Fotos: AECOM/PMI