Quinta-feira, 4 de junho de 2020 | 14:35

Matérias - 25/03/2020 | 14h17m

Idosos serão vacinados por faixa etária em todos os bairros

Itatiaia
A partir de quinta-feira, 26, a equipe do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde estará percorrendo os bairros para vacinar os idosos de Itatiaia contra a Influenza (H1N1).

Os idosos e os trabalhadores da saúde são o público-alvo nesta atual fase da campanha que foi antecipada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de prevenir a gripe e auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Novo Coronavírus (Covid 19) .

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Andréa Millen, o município seguirá as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e adotará um calendário de vacinação, dividido por faixa etárias, o que ajudará a não gerar aglomerações que possam ser favoráveis a disseminação do Covid-19.

- A equipe de vacinação passará nos diversos bairros da cidade para vacinar os idosos. Não vamos entrar de casa em casa, porque nesse momento é importante que priorizemos a vacinação em locais abertos e arejados, mas estaremos em todas as ruas para vacinar os idosos. Vale lembrar também que haverá postos de vacinação no sistema drive thru que ficarão localizados em frente a Policlínica Municipal, no Centro, em frente a Unidade de Estratégia da Família do Campo Alegre I, no Campo Alegre e outra em frente a Unidade de Estratégia da Família  de Penedo – explicou Andréa.

De acordo com o calendário até o dia 28 de março, a imunização contra o Influenza será voltada para pessoas com 80 anos ou mais; de 30 de março a 3 de abril será destinada para idosos com idades entre 70 e 79 anos; do dia 6 de abril a 14 de abril, receberão a dose da vacina pessoas na faixa etária entre  60 e 69 anos. A partir do dia 15 de abril a dose da vacina volta a ser aplicada em todos os cidadãos com 60 anos ou mais.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar a carteira de vacinação, como reforça Andréa Millem.
- Solicitamos a todos os idosos que no momento da vacinação apresentem o cartão dos anos anteriores, pois dessa forma a vacina será aplicada e logo em seguida registrada no cartão, sem a necessidade de fazer outro na hora e com isso ganharemos tempo para vacinar mais pessoas -explicou.

Além dos idosos, a atual fase da campanha de vacinação também contempla os profissionais de saúde, que serão vacinados nas unidades de saúde.

A campanha nacional acontecerá até o dia 22 de maio. O público-alvo completo terá ainda gestantes, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos, além dos moradores com doenças crônicas

Vacinas de rotina
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, estão suspensas as vacinas de rotina para crianças ou adultos em todas as unidades de saúde, até o dia 15 de abril.

Foto: AECOM/PMI