Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | 15:42

Matérias - 09/05/2020 | 13h23m

Porto Real faz primeiros testes rápidos para Covid-19

Porto Real
Os primeiros testes rápidos para a Covid-19, recebidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, começaram a ser realizados no Laboratório do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis, tendo registrado, nesse primeiro dia, somente resultados negativos. Os testes que detectam anticorpos IgM e IgG para a doença, revelam os resultados em menos de uma hora.

“É importante destacar que os testes são de uso exclusivo para pessoas que apresentarem quadro respiratório agudo, com características como sensação febril ou febre, ainda que acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Nesta primeira remessa, recebemos poucas unidades do teste e conforme determinação do Ministério da Saúde, os grupos que fazem parte do público-alvo possuem exclusividade na realização dos exames. Estamos em processo de aquisição de novos testes por conta própria e aguardando uma nova remessa da Secretaria de Estado de Saúde", esclareceu o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, que ainda enfatizou o prazo mínimo para a realização dos exames.

“O recomendado é que o teste seja feito a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas. Isso porque os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade a partir do 8º dia de início dos sintomas, dependendo do método, pode ser realizado entre o sétimo e o décimo dia. Existem limitações e variações de sensibilidade do teste conforme o tempo de doença”, contou o secretário.

O coordenador bioquímico do Laboratório Municipal, William Gonçalves Teixeira explicou quais os procedimentos tomados durante a realização das coletas das amostras para os testes. “Os testes detectam anticorpos IgM e IgG para o novo conoravírus (SARS-CoV-2). Todos os profissionais utilizam os equipamentos de proteção individual necessários e as coletas são realizadas numa sala separada, onde são atendidos os casos suspeitos, de acordo com as condições da nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde”, disse o coordenador.

Público-alvo
- Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto atendimento.

- Profissionais de segurança pública em atividade (policiais civis, militares, bombeiro e membros ativos das forças armadas.

- Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade.

- Pessoas com 60 anos ou mais.

- Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência para idosos.

- Pessoas com 60 anos ou mais com comorbidades (hipertensão, diabetes, etc.) de risco para complicação de Covid-19.

- Demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Foto: PMPR