Quinta-feira, 28 de maio de 2020 | 19:08

Matérias - 12/05/2020 | 13h18m

Mangaratiba avança com Plano de Manejo do Parque Municipal da Pedra do Urubu

Mangaratiba
Iniciado em 2019, o Plano de Manejo do Parque Municipal da Pedra do Urubu, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), está avançando. O projeto conta com uma empresa para realizar o estudo de viabilidade técnica e desenvolvimento sustentável.

O Plano de Manejo é um documento técnico que norteia a preservação efetiva da biodiversidade, o zoneamento e a utilização dos recursos naturais em áreas de conservação ambiental, bem como, estuda todos os impactos ambientais, culturais e socioeconômicos relacionado ao uso destes espaços.

Este documento é o primeiro passo para instalar a gestão administrativa no Parque Municipal da Pedra do Urubu e planejar os investimentos a serem feitos nas partes de preservação, reflorestamento, sinalização, turismo, entre outros.

O estudo será custeado pela Bandeira de Mello Engenharia através de uma medida compensatória firmada com a SMMA. O documento será elaborado pela empresa terceirizada Costa Brasil Engenharia e Meio Ambiente.

O Plano de Manejo está sendo realizado em quatro etapas de trabalho. Até então, foram aprovadas pela SMMA todas as atividades de planejamento da Etapa A. Segundo a Secretária Interina de Meio Ambiente, Fernanda Porto, a previsão é que todo o estudo esteja concluído em 180 dias.

"O Plano de Manejo vai avaliar o potencial turístico, a capacidade de visitantes que o Parque Natural pode suportar, as áreas para restauração, vai fazer estudos biológicos, dentre outros. Um dos objetivos gerais desse estudo é orientar a gestão do Parque Natural, definir suas diretrizes e promover a integração das comunidades do seu entorno", explicou a secretária.

O Parque Municipal da Pedra do Urubu é formado por rochas e áreas verdes que compõe os limites dos bairros Parque Bela Vista, Centro, Santo Antônio, Ribeira e Junqueira. São ao todo, 217 hectares de área em um perímetro de mais de 7mil metros, com uma vista privilegiada de toda a cidade e da Restinga da Marambaia.