Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | 16:49

Matérias - 25/05/2020 | 08h28m

Secretaria de Educação começa aulas a distância

Barra do Piraí
Após dois meses de insegurança com relação à possibilidade, ou não, de retorno aos bancos escolares, a Secretaria de Educação começa a colocar em prática o ensino a distância, para os quase 9 mil alunos da Rede Municipal.

Em princípio, material e aulas serão ministrados sem plataforma, com exercícios e resumos descritivos, impressos ou entregues via e-mail aos pais e responsáveis pelos alunos.

No dia 16 de março, o Executivo Municipal seguiu as orientações do Governo do Estado do Rio de Janeiro, suspendendo as aulas por tempo indeterminado, tanto para unidades escolares públicas quanto privadas. A orientação serviu para diminuir a possibilidade de transmissão do Covid-19 entre crianças e adolescentes. O Decreto Municipal vale até a atualidade e vem sendo ratificado a cada semana.

De acordo com a secretária de Educação, Glória Guimarães, os estudos para a implementação das aulas a distância se iniciaram após o Decreto Municipal. No entanto, esperavam uma deliberação do Conselho Nacional de Educação, bem como do Ministério da Educação, que deveriam regulamentar. Glorinha frisou que “não houve atraso, mas sim respeito e espera no aceite pelas instâncias superiores”.

“Não houve demora, mas sim uma espera das decisões das esferas superiores de Educação. A Regulamentação e aceitação é recente; muitas delas iniciaram antes de ter a validade garantida. Há toda uma logística sendo construída pela secretaria no sentido de organizar as aulas”, explicou Glorinha.

A chefe da pasta enumerou os serviços que vêm pensado em conjunto entre os diretores de departamento da Secretaria de Educação, tais como a plataforma a ser utilizada para o trabalho online ou o material didático. “Não existe plataforma escolhida, mas estão sendo feitas pesquisas, pois é cobrado por aluno. Estamos vendo o mais em conta ao Executivo e que seja de fácil aplicabilidade e estudo”, acrescentou.

A secretária explica que, enquanto essa escolha não se dá, os alunos irão receber outros recursos, como resumo descritivo, atividades e gabaritos; todos sendo escolhidos e criados pelos professores. Além desse material, o corpo docente também prepara uma logística para a entrega presencial, ou envio por email, com várias ferramentas para esta finalidade.

“Tudo ainda é muito novo para nós; imagine para nossas crianças e pais! Os professores estão sendo preparados antes do inicio das aulas remotas. Enquanto não temos os recursos virtuais, estaremos trabalhando resumo descritivo, atividades e gabaritos, que serão impressos e entregues aos responsáveis; com possibilidade de envio. Várias ferramentas foram disponibilizadas para que tenham acessos a recursos para incrementar a sua aula”, frisou.