Sexta-feira, 10 de julho de 2020 | 02:20

Matérias - 29/05/2020 | 18h40m

Centro de reabilitação e hidroterapia recebe reforço de equipamentos

Resende
Usuários dos serviços prestados pelo Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, acabaram de receber o reforço de mais equipamentos de grande importância no dia a dia.

Quatro cadeiras de rodas foram adquiridas pela gestão municipal e estão auxiliando na locomoção dos pacientes, que contam com este recurso como auxílio para a recuperação.

O serviço, que tem a missão de oferecer atendimento especializado na reabilitação dos pacientes com as mais diversas patologias, oferece tratamento em diversas áreas, tais como: Fisioterapia Traumato-ortopédica, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Pediátrica, Fisioterapia Pélvica, Fisioterapia Respiratória, Drenagem Linfática, Acupuntura, Hidroterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. 

Devido às dificuldades de locomoção, as cadeiras atuam no transporte dos pacientes na presença de profissionais, desde a chegada até o término das sessões.

Para a diretora de fisioterapia do município, Caroline Afonso Camoleze, a chegada de novas cadeiras é mais um reforço que faz toda a diferença para a dinâmica dos tratamentos.
- É sempre muito importante a chegada de novos equipamentos e temos visto esse reforço nos últimos anos. Tivemos desde reforma até a aquisição de outros equipamentos mais sofisticados que deram nova vida ao Centro. O resultado do esforço e o mais gratificante é ver como tudo isso impacta na recuperação dos pacientes, que alcançam melhorias significativas através dos tratamentos - destacou a diretora.  

O Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia fica na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco, ao lado do Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori. O atendimento conta com equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo e médico para realizar o atendimento levando em consideração as necessidades globais dos pacientes.  

Melhorias na atual gestão
Desde 2017, a prefeitura vem contemplando o Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia com diversas melhorias. Logo em 2017, entre outras melhorias, o centro conseguiu os aguardados aparelhos para aulas de pilates.

Em 2018 a gestão fez a aquisição de novos materiais como: colchonetes, rolos, halteres, caneleiras, cama elástica, aparelho de ultrassom, aparelho de eletroestimulação como TENS/FES e aparelho de biofeedback para a área de Fisioterapia Pélvica.  

Em 2019, o Centro passou por uma reforma que melhorou muito a estrutura física. Houve retirada de infiltrações e mofo, adequação de parte hidráulica e elétrica, melhoria da acessibilidade, pintura geral (parede, portas e janelas), troca de piso da recepção e recuperação de todo telhado. Neste mesmo ano de 2019, o centro realizou o total de 21.186 atendimentos neste ano.