Sexta-feira, 10 de julho de 2020 | 03:30

Matérias - 02/06/2020 | 08h17m

Barra do Piraí inaugura Centro de Referência Provisório para pessoas em Situação de Rua

Barra do Piraí
O prefeito Mario Esteves entregou o Centro de Referência Provisório para Pessoas em Situação de Rua (PopRua), que servirá como ponto de referência em caráter temporário por conta do avanço do Coronavírus. A ação é uma iniciativa entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde, com aporte da Guarda Municipal.

Atualmente, conforme dados da Assistência Social, o município possui 13 pessoas identificadas pelo serviço de abordagem social, em situação de rua.

De acordo com o coordenador do Ponto de Referência, Luciney da Silva Martins, quem desejar aderir ao isolamento social, deve fazer de forma voluntária. Lembra que a população em situação de rua é um dos grupos mais vulneráveis para o contágio e propagação do vírus. Disse que o local não se trata de um abrigo ou albergue, mais sim uma "ação emergencial".

"As pessoas que estão nas ruas, que não têm onde morar, apresentam características específicas que precisam ser levadas em consideração. Pela forma de vida que levam, não podem aderir ao isolamento social, por exemplo, a questão, os cuidados com a higiene para diminuir a possibilidade do contágio. Desta forma, foi criado esse ponto de referência para aqueles que desejarem aderir, de forma voluntária, ao isolamento social", disse Ney.

O prefeito ressaltou a importância de um espaço como este para uma população que sofre na pele o preconceito. Para o chefe do Executivo, o município está "se importando com todos os níveis e classes sociais, na luta contra o Covid-19 e na busca de auxílio aos que mais necessitem de um amparo".

"Não é um local para o abrigo, mas um lar, onde essa população se sentirá acolhida e amada. Estamos em tempos de exclusão, de falta de empatia de muitas pessoas. No entanto, por outro lado, sentimos a união de grupos para a construção de um bem coletivo. Este lar é mais um deles. Em tempo de isolamento, para esta população que sempre se sente nestas condições, é um alento", disse o prefeito.

Foto: PMBP