Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 11:41

Matérias - 04/06/2020 | 08h11m

DER inicia obras na RJ 145

Barra do Piraí
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão ligado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciará obras na cratera da RJ 145, nas proximidades da Transportadora Barrense.

A benfeitoria é um pedido dos usuários que trafegam pela via pública e que se viram comprometidos depois que houve queda de parte da rodovia, em dezembro de 2019.

Vários ofícios foram encaminhados ao DER, entre eles, o da Secretaria de Obras Públicas da prefeitura no sentido de pedir providências àquele departamento.

A erosão em parte da RJ 145 aconteceu no final do ano passado. Várias atividades paliativas foram tomadas pela Secretaria de Serviços Públicos, da prefeitura, como a sinalização, evitando novos acidentes e a colocação de lona para que não houvesse encharcamento da terra, que poderia contribuir para maior queda de barreiras e causar mais acidentes.

A partir daí, estudos técnicos foram feitos pelo DER e pela prefeitura mesmo esta não tendo competência sobre a estrada Estadual. Na tarde de quarta-feira, 3, agentes do DER estiveram no local, fazendo mobilização para o início das obras previstas para iniciarem segunda-feira, 8.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Baptista Nascimento, a empresa EngeBio, terceirizada contratada pelo DER, realizará serviços de drenagem, tendo que abrir a rua para verificar o avanço da umidade, canalizar as águas pluviais e um muro de contenção com recuperação da pavimentação.

- É um trabalho que requer estudos e investimentos. Como a estrada é de competência do Governo do Estado, fizemos o básico, além de oficiar ao departamento, pela complexidade dali. Sempre estivemos preocupados - tanto a Secretaria de Serviços Públicos quanto a de Obras Públicas - não é nosso dever, mas tínhamos o direcionamento de cobrar das esferas superiores que aquela benfeitoria saísse do papel. A população agradece pelo olhar do DER, que sempre se mostrou atento aos nossos anseios - esclareceu o secretário municipal.

Foto: PMBP