Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 | 01:51

Matérias - 16/06/2020 | 13h36m

Itatiaia orienta empresários sobre protocolos de segurança sanitária durante pandemia

Itatiaia
Em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a prefeitura vem divulgando e orientando os empresários de diversos setores com a distribuição, pela internet, de manuais com Protocolos de Segurança Sanitária, que foram elaborados pelo SEBRAE para orientar a reabertura das atividades econômicas em meio à pandemia do novo Coronavírus.

A série de protocolos tem orientações para academias de ginástica, bares, restaurantes, lanchonetes, clínicas de saúde, feiras livres, indústria da construção, lojas de materiais de construção, lojas de shopping e rua, setor de alimentação, hotéis e pousadas, mercearias, minimercados e supermercados, negócios de beleza, moda, panificadoras e confeitarias.

A Coordenadora Regional do Sebrae/RJ, Paola Tenchini relatou que foram realizados diversos estudos técnicos para a elaboração dos protocolos.
- Neste primeiro momento, foram produzidos os protocolos dos setores que mais foram impactados com a pandemia e que representam 57% dos pequenos negócios. Foram realizados estudos bem específicos para que a série pudesse acolher as peculiaridades de cada setor, respeitando as recomendações das organizações de saúde e seguindo padrões nacionais e internacionais. A próxima etapa corresponde na elaboração de mais protocolos voltados para outros setores, inclusive aos microempreendedores individuais - disse a Coordenadora Regional do Sebrae.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, Rafael Veríssimo, é importante que todos os comerciantes e empresários recebam as informações.
- O nosso objetivo é fazer com que todos recebam essas informações, por meio da ACIATI (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia), da Sala do Empreendedor e também pelo site da prefeitura. Nossa preocupação quanto à reabertura dos estabelecimentos é que os comerciantes estejam preparados e se adequem de maneira que possam atender os clientes da maneira mais segura. Esse novo momento exige mudanças e os protocolos contam com muitas orientações para auxiliar os empresários - explicou o secretário.

Rafael acrescentou que os protocolos foram encaminhados à ACIATI.O vice-presidente da Associação Comercial, Jorge Carvalho relatou que essa iniciativa tem auxiliado os comerciantes do município.
- Nem todos os comerciantes e as pequenas empresas estão vinculadas à ACIATI e por isso a iniciativa da Prefeitura em divulgar é muito importante. Além disso, o SEBRAE tem enorme credibilidade e elaborou um material muito adequado. Nós já enviamos o material e as orientações já estão auxiliando bastante os empresários. Entendemos a responsabilidade em manter as pessoas atualizadas e informadas sobre as mudanças e para que os comerciantes possam retornar de maneira segura e tranquila - afirmou Jorge.

Segundo o secretário de Turismo de Itatiaia, Alexandre Rezende Teixeira, distribuir essas informações será muito importante neste momento. “Muitos empresários, hoteleiros tem nos procurado e buscado orientações para essa retomada. Estão todos empenhados em retomar a atividade de maneira segura”, afirmou.

Faça o download dos protocolos: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada

Atendimento Remoto do SEBRAE
O Sebrae está disponibilizando um time de especialistas que podem tirar dúvidas sobre os protocolos e demais temas de gestão. Para ser atendido, basta acessar: http://especialcoronavirus.rj.sebrae.com.br/

Sala do Empreendedor de Itatiaia
Microempreendedores e donos de pequenas empresas de Itatiaia podem contar com a Sala do Empreendedor. O espaço oferece orientações e informações sobre negócios, como acesso ao crédito, isenções de tributos, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, alvará, certidões, entre outros.

A Sala do Empreendedor fica na Praça Mariana Rocha Leão, 20, Centro. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h. O telefone de contato é (24) 3352-6777 ramal: 317. Para ser atendido, é preciso ir ao local de máscara.