Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | 03:45

Matérias - 22/06/2020 | 16h04m

Barra do Piraí inaugura UPA 24 horas

Barra do Piraí
Inaugurada sábado, 20, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A unidade de saúde receberá o nome do enfermeiro Rodiney Baere. As obras foram custeadas por emendas parlamentares, oriundas das esferas Estadual e Federal, por empenho do Poder Público Municipal. As reformas no antigo Polo de Emergência fazem parte de um pacote de investimentos no Hospital Geral Agnelo Ciótola, a Santa Casa.

As melhorias realizadas na Santa Casa vêm sendo feitas a partir de investimentos, que agraciaram vários setores daquela unidade de saúde. Reformas foram feitas nos setores de Ortopedia, Centro Cirúrgico (com a aquisição do Arco C), Enfermarias (segundo e terceiro andares), Laboratório de Análises Clínicas, além do telhado, que recebeu novo acabamento.

De acordo com o diretor geral do hospital, Ivan Borges, agora, com as obras de reestruturação do Polo de Emergência, a Santa Casa estará com quase totalidade em novo estado. Ele pontuou que, desde o início da nova gestão daquela unidade de saúde, em 2017, “muitos investimentos foram realizados no sentido de manter o local bem mais acessível ao público”, e com “dignidade e padrões - não somente estético - mas, de funcionalidade”.

“Preconizamos a humanização, mesmo sem as obras. Porém, o olhar clínico do Poder Público, depois da intervenção da prefeitura foi importante para que alcançássemos um melhor patamar de atendimento. A vida das pessoas está em primeiro lugar e a preocupação de todos os profissionais que atuam aqui é este: com o outro. Tendo uma melhor estrutura, acreditamos que teremos melhor apoios a dar aos que precisam deste serviço de saúde”, disse o diretor.

A Santa Casa não é um hospital municipal. Ela é administrada por uma irmandade e há mais de 100 anos, dirige aquela unidade. Desde janeiro de 2017, quando o Ministério Público acatou o pedido da prefeitura por alguns momentos aquele hospital passou por intervenções do Poder Público, evitando o seu fechamento.

De acordo com o secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Junior - que foi o diretor geral da Santa Casa - aquele ato foi um momento decisivo para a manutenção dos serviços essenciais de saúde.

“Já não era novidade para ninguém que a gestão, que assumiu a prefeitura em 2017 desejava investir na Saúde. Participei das discussões sobre a intervenção da Santa Casa. Acredito que foi uma decisão muito importante, de forma social e a alavancar os investimentos sobre aquele hospital. Entregar quase 90% dos serviços públicos dela reformados é uma vitória para a direção geral e para a prefeitura que norteou de forma certeira um caminho melhor, sobretudo à população”, completou.

Mais recente o setor volta a receber os investimentos, as reformas no Polo de Emergência foram muito criticadas pela população, que em determinado momento se viu acuada, após o anúncio da reforma e tendo que ficar, por longos meses sendo assistidas pelo chamado Hospital de Campanha (HCamp). Processos na Justiça foram impetrados após o início das obras. A esfera judicial pediu a paralisação até que fossem avaliados os autos. Em março deste ano, a benfeitoria recomeçou.

Com a reforma concluída, a UPA 24 Horas recebeu novos equipamentos, bem como a padronização em diferentes níveis. Entre as novidades, estão salas da direção médica, direção de enfermagem, supervisão administrativa, bem com sala de reuniões. Além disso, contará ainda com copa e sala de convivência multiprofissional, sala de estar médico masculino e feminino, vestiário da enfermagem masculino e feminino, sala de estar de enfermagem masculino e feminino e acesso de urgência ao segundo andar; cozinha e banheiros.

No primeiro andar, onde funcionava o Pode de Emergência, a unidade contará com três clínicas, com ligação direta à recepção - que também foi remodelada -, ampliação de leitos, de 14 para 21 - sendo semii ntensivos ou salas amarelas e quatro intensivos, as chamadas salas vermelhas. Foram criados, ainda, dois isolamentos, sala de inalação, banheiro com acessibilidade e ampla área de manobra para carros em emergência e ambulâncias. A cantina foi totalmente reconstruída, nos padrões modernos e sustentáveis.

“Se não tivéssemos feito a intervenção nos três hospitais, creio que o caos estaria instalado”, disse o prefeito Mario Esteves

O prefeito se diz um entusiasta quando o assunto é a busca por saídas e investimentos nos setores municipais. Prova disso foram as inúmeras Emendas Parlamentares que conseguiu para o município, de diferentes bancadas para diversos setores de utilidade pública ou filantropia. No entanto, o prefeito pondera que, o que se vê aos olhos da população só foi possível graças à intervenção municipal.

“Se não tivéssemos feito a intervenção nos três hospitais, creio que o caos estaria instalado. Não estou tirando os méritos de instituições centenárias, como o caso da Santa Casa; ou a esfera municipal da Cruz Vermelha; muito menos a competente equipe do Maria de Nazaré. Mas, em 2017, no início desta gestão, tivemos o cuidado e o zelo em perceber que ficaríamos sem o maior hospital da cidade. A Santa Casa estava fechando as portas. Hoje, graças a este empenho, nem ela e nem nenhuma das três - pelo menos até aqui - não adotaram mais este discurso”, explicou o prefeito.

Além das intervenções nos três hospitais, a atual gestão buscou como prioridade, investir na Saúde Pública, com 33% do orçamento voltado a este setor. “Depois de construir a Nova Saúde, onde funciona o aparato técnico e equipamentos dela - como o Centro de Especialidades Odontológicas -, nossa missão, agora, é investir na Atenção Básica. Promovemos o inverso, pois a população estará preparada quando tiver que se dirigir aos hospitais da cidade”, frisou o prefeito, relembrando dos R$ 10 milhões - em parceria com o Governo do Estado - que serão investidos na reforma de todos os postos de saúde da cidade.

O chefe do Executivo relembra dos R$ 15 milhões - também com apoio do Governo do Estado - que serão investidos na ampliação da Cruz Vermelha de Barra do Piraí. “Temos um hospital que é referência no estado do Rio. Agora vamos triplicar estes leitos e profissionais. Isso mostra que, em meio à uma crise, nosso município tem créditos com a esfera estadual. Essa conquista vai trazer mais qualidade de vida aos pacientes em cuidados paliativos. Além disso, reativando o prédio onde era o antigo hospital psiquiátrico em Vargem Alegre, vamos levar para aquele distrito um desenvolvimento maior na esfera social e econômica”, disse o prefeito.

Por fim, o prefeito aponta que os desafios não podem parar e acredita que “a cidade sustentável e universal’ será a característica de Barra do Piraí. “Sabemos e reconhecemos que temos desafios. Depois desses pontos elencados, agora vamos primar pela qualidade no saneamento básico, depois de décadas sucateado. Acreditamos que assim teremos um município verdadeiramente pronto para as gerações futuras. Passou da hora de termos qualidade na água e esgoto tratados. Isso também é demonstração e preocupação com a saúde pública”, concluiu.

Foto: PMBP