Quarta-feira, 15 de julho de 2020 | 08:18

Matérias - 24/06/2020 | 12h17m

Caçambas do Entulho Aqui são alvos de vandalismo

Porto Real
Desde a implantação do serviço Entulho Aqui, em março de 2020, cerca de oito caçambas sofreram algum ato de vandalismo. O caso mais recente aconteceu na Avenida Henry Richard Pritchard, no bairro Bulhões, onde alguém não identificado ateou fogo nos materiais da estrutura.

“É motivo de muita insatisfação termos que conviver com atitudes como essa contra um serviço público tão essencial. Felizmente nenhuma caçamba ficou inutilizável. Pedimos o apoio da população para que prezem pelos equipamentos e acionem as autoridades caso presenciem algum ato de vandalismo”, frisou o prefeito Ailton Marques.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), que é responsável pelo serviço, apontou que esses atos atingiram 20% dos equipamentos, que são utilizados para evitar o acúmulo de entulhos em locais inadequados.

A Secretaria também informou que essas atitudes são configuradas como crime de dano, cabíveis de punições legais que podem variar entre: multas, detenções, prestações de serviços à comunidade e até reparações aos bens danificados.

“Qualquer cidadão pode acionar as autoridades caso presencie algum dano ao patrimônio público. A Guarda Civil Municipal atende pelo telefone (24) 3353-1245. Além disso, com o número 190, o morador também pode acionar outros canais de emergência como a Policia Militar, Bombeiros e a Defesa Civil”, destacou secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares.

Entulho Aqui
O Entulho Aqui é um dos serviços da prefeitura que tem o objetivo de evitar o descarte irregular e o acúmulo de entulhos em locais inadequados. São 40 caçambas distribuídas em diversos pontos do município, algumas em locais fixos e outras sob demanda da população.

Para ter acesso ao serviço basta realizar um agendamento na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, na Avenida das Indústrias, 378, bairro Freitas Soares, ou através do telefone: (24) 3353-1211, de segunda a sexta, de 8 às 17h.

Conforme informações da SMOSP, as caçambas fixas permanecem entre 24 a 48 horas nos locais (respeitados os dias úteis). A mesma regra serve para as que forem solicitadas pela população. Caso haja necessidade de utilizar as caçambas acima desse prazo, o interessado deverá realizar outro agendamento.