Quarta-feira, 15 de julho de 2020 | 08:22

Matérias - 27/06/2020 | 09h56m

Fundo de Previdência mantém calendário de pagamento

Barra do Piraí
O Fundo Municipal de Previdência, da prefeitura, durante o período de Pandemia, a fim de evitar aglomeração nas instituições bancárias, estabeleceu calendário extraordinário de pagamento de benefícios.

O benefício é concedido sempre cinco dias antes do dia oficial, dia 25 de cada mês. A remuneração é dada a partir das letras iniciais de cada beneficiário, ocorrendo entre os dias 18 a 25, ou 19 a 26.

De acordo com a diretora do Fundo de Previdência, Pâmela Lúcia Ornellas Pinto Oliveira, muitos pensionistas e aposentados optaram por portabilidade e não se mantiveram no Santander - banco oficial da prefeitura.

“Esse contrato particular, entre correntista e instituição bancária, há estabelecido um prazo de um dia útil para ser realizado o crédito da conta salário e a conta que se destinou para a portabilidade. Por tal motivo alguns segurados, ainda durante o dia 19, não receberam seus benefícios antecipados e mesmo em meses anteriores não tenha tal situação ocorrido, tratou-se de operacionalidade de instituição financeira”, explicou Pâmela.

Quanto à ingerência do Fundo sobre essa situação, Pâmela explica que o órgão se limita a enviar o arquivo à instituição bancária e creditar o valor financeiro da conta, que se fez há dias.

“Não houve atraso nenhum em pagamento de benefício. Ao contrário, tem sido realizada a antecipação ao menos há 90 dias e a portabilidade é um direito do segurado que pode a qualquer tempo exigir o cumprimento do contrato à instituição financeira que está vinculado, valendo seu direito de crédito imediato se assim foi previsto em seu contrato”, completou Pâmela.

A presidente do Fundo de Previdência finalizou, colocando a diretoria “à disposição para dirimir as dúvidas”, ressaltando que existe o canal por aplicativo de conversa, bastando adicionar o número (24) 2443-0099, onde os atendimentos são realizados prontamente de 8 às 18 horas.

Foto: PMBP