Quarta-feira, 15 de julho de 2020 | 08:17

Matérias - 30/06/2020 | 08h43m

Barra do Piraí ganha clínica de especialidades e consultas médicas pública

Barra do Piraí
O município ganhou sua primeira clínica de especialidades e consultas médicas pública. A unidade funciona no prédio da Nova Saúde e reúne mais de 25 tipos de consultas e exames nas especialdiades de Cardiologia, Neurologia, Ofatalmologia, Otorrino, Endocrinologia, Gastro, Ortopedia e Urologia. Os recursos são oriundos do Programa de Atenção Básica (PAB), do Ministério da Saúde.

Não é de hoje a que a população na fila de espera para novas consultas e realização de exames clínicos tendo em muitos casos que recorrer aos atendimentos particulares. Porém, conforme disse o secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Júnior, pensando no bem estar e na qualidade de vida da população, a pasta buscou por melhores formas de planejamento para assistir a população.

“Hoje são cerca de três mil exames em espera e mais de quatro mil consultas em espera no município. Vejam bem, estamos falando de mais de sete mil pessoas que poderia ter suas vidas melhores, não fosse a morosidade nesta assistência. Estamos buscando pelo melhor à população. E este momento único veio para mudar o método de atendimento a todos, a chamada universalização preconizada pelo Sistema Único de Saúde”, frisou Juberto Júnior.

Para o prefeito Mario Esteves, a abertura desta clínica mostra o avanço na busca por medidas de combate às doenças. Frisou que, um dia após inaugurar a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), o município ganha sua “primeira clínica de especialidades”. Mario aponta que o “caminho é buscar pela atenção básica, principalmente aos que estão na ponta”.

“Inauguramos a UPA 24 horas e estamos em fase de reformas dos postos de saúde dos bairros. Isso demonstra a preocupação com os diferentes níveis de atenção, a começar pelos hospitais, passando pelos postos. Esta clínica também ratifica esse compromisso, o de lutar em zerar as filas de espera e proporcionar melhor qualidade de vida aos barrenses”, disse o prefeito.

Foto: PMBP