Sexta-feira, 14 de agosto de 2020 | 17:14

Matérias - 14/07/2020 | 18h37m

Campeonato FIFA Itatiaia: Gamers se preparam para a segunda edição do torneio

Itatiaia
Passar mais tempo em casa devido às medidas de isolamento social impostas pela Covid-19 pode ser bem produtivo principalmente para as pessoas que, entre outras funções, têm se dedicado ao autoconhecimento.

Estudar mais, praticar algum exercício físico ou até mesmo reciclar habilidades pode ser um caminho para quem deseja manter a saúde mental e física neste período de incertezas.

Este é o caso do jovem Wesley Carlos Esteves, de 27 anos, o primeiro jogador inscrito para o novo Campeonato FIFA Itatiaia, promovido pela Prefeitura de Itatiaia por meio da Secretaria de Municipal de Esporte e Lazer.

Nos horários vagos do trabalho Wesley realiza encontros online com os amigos e treina para a competição que inicia no dia 20.

- Estava jogando com os meus amigos e agora tenho me dedicado ainda mais. Assim que vi no site da prefeitura a abertura das inscrições quis pegar a minha vaga. Ano passado eu tentei levar o caneco e não deu, mais este ano estou bem mais preparado. Estou confiante - garantiu.

De acordo com o regulamento, o torneio será realizado de forma semelhante às regras utilizadas pela Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente, oito grupos formarão a tabela que contará com quatro integrantes, depois os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas de final. A partir dessa fase, a competição se torna eliminatória e os vencedores das quartas de final e semifinal, respectivamente, disputarão o troféu.

O campeão do ano passado, Rennan Diniz, falou sobre a participação que lhe rendeu o título na estreia da competição. Para ele, a iniciativa pode ser um estímulo para quem está com saudades das práticas esportivas.

- Gosto muito de praticar esportes e no videogame jogo sempre que tenho um tempo. Treinava o FIFA pelo Xbox e como a competição aconteceu no console Play4 tive que ir me adaptando. O campeonato foi difícil, fiquei um pouco nervoso, mas nesta segunda edição a vantagem é que jogando em casa, não tem a torcida te olhando. Acho que é uma boa oportunidade para todos que estão com saudade de jogar e quem sabe pode abrir portas para talentos do nosso município - avaliou.

O Secretário de Esporte e Lazer, Alex Gomes, também falou sobre as expectativas para a segunda edição.

- O nosso primeiro campeonato foi um grande sucesso e agora essa modalidade de jogos eletrônicos é aguardada em nosso calendário de eventos. Este ano, iremos fazer uma transmissão ao vivo dos jogos. Estamos vivendo um momento em que essa interação virtual é propícia e possibilita que as pessoas, mesmo de casa, participem de uma atividade esportiva. O esporte é um ótimo caminho para a saúde física, mental e social de todos - ressaltou.

As inscrições terminam nesta quarta-feira, dia 15. Interessados devem fazer o pedido pelo e-mail: esporte.itatiaia@gmail.com e escrever no assunto: INSCRIÇÃO FIFA ITATIAIA 2020.

Para que seja validado o pedido é importante informar: o nome completo do jogador, a idade e o telefone para contato. O candidato também deve anexar foto do comprovante de residência no município e a identidade do jogador.

Em caso de dúvidas ou mais informações a Secretaria atende pelo telefone: (24) 3352-6444.