Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 | 02:32

Matérias - 01/08/2020 | 08h28m

Piraí inaugurou o Centro de Inovação Tecnológica

Piraí
A Secretaria de Ciência e Tecnologia inaugurou sexta-feira, 31, o Centro de Inovação Tecnológica, no bairro Casa Amarela. O CIT levou o nome de Vinícius Barbosa Pinto de Melo - conhecido por ser apaixonado por jogos virtuais e tecnologia.

Por conta da pandemia da Covid-19 e seguindo as orientações sanitárias, a solenidade ocorreu para um número reduzido de pessoas e foi transmitida nas redes sociais da prefeitura.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antonio; do secretário de Ciência e Tecnologia, Tércio Passos da Fonseca; do professor e coordenador do Centro de Inovação Tecnológica, Leonardo Rosa; além de alguns alunos que participam do projeto de Robótica. O pai do homenageado, Ailton Tomaz de Melo e a irmã Monique de Melo, também participaram da inauguração do CIT.

O prefeito Dr. Luiz Antonio ressaltou que o município continua investindo na tecnologia, pois compreende que ela é para o desenvolvimento da cidade.

"Hoje é um dia muito especial. Fico feliz em entregar o Centro de Inovação Tecnológica todo renovado para os nossos alunos e para os nossos funcionários. Esse espaço é para o desenvolvimento do pensamento. No passado, quando foi inaugurado o prédio, chamava-se Casa do Futuro. E como Piraí tem uma pegada digital, achamos melhor manter esse espaço de inovação tecnológica. O município continua investindo nas atividades ligadas à tecnologia porque temos a compreensão de que a tecnologia é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, do nosso país e do mundo. Ela faz parte do nosso cotidiano", disse o prefeito.

O secretário Tércio Passos da Fonseca acredita que o Centro de Inovação Tecnológica proporcionará ao município colher frutos no futuro com a capacitação dos jovens.

"Hoje é um dia importante para todos nós da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Esse projeto garantirá oportunidade para as criança e os jovens que estarão se capacitando. A criatividade, a inovação, isso é muito importante. O prefeito Dr. Luiz Antonio tem esse perfil tecnológico e isso é muito interessante, pois vamos colher resultados no final. Agradeço a equipe da secretaria que apoia todos os nossos projetos", comentou Tércio.

Centro de Inovação Tecnológica
O Centro de Inovação Tecnológica começou as atividades em 2018, na gestão do ex-secretário da pasta, Osni Silva. O projeto de Robótica Educacional é uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia e busca trabalhar com as equipes o pensamento crítico, científico e criativo em torno da robótica e outros desenvolvimentos tecnológicos.

A equipe do CIT também auxilia o colégio Estadual Teixeira Campos, do distrito de Arrozal, no Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas escolas.

Outro trabalho realizado no Centro de Inovação Tecnológica foi o desenvolvimento da máscara de proteção facial - do tipo "face shield" utilizando uma impressora 3D - para os profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente contra a Covid-19. 

Além disso, os profissionais do CIT desenvolveram um protótipo de robô que leva um tablet para aproximar os pacientes internados com coronavírus de suas famílias por meio de vídeo-chamada.

A prefeitura também investe na área de e-Sports, modalidade de esporte eletrônico que tem tido amplo crescimento no cenário nacional e internacional.

O professor e coordenador do Centro de Inovação Tecnológica, Leonardo Rosa, acredita que por meio da tecnologia é possível a criança aprender, desenvolver projetos, inovar e crescer.

"É sempre bom saber que existe uma prefeitura que apóia o desenvolvimento tecnológico da cidade. Sabemos que é muito importante para que as pessoas possam cada vez mais aprender, desenvolver projetos, inovar e crescer. A prefeitura, ao longo desses anos, tem investido na área da tecnologia, principalmente nesse espaço", disse Leonardo.

Homenagem
Monique de Melo, emocionada, agradeceu a homenagem prestada ao irmão Vinicius Barbosa Pinto de Melo. "Tenho certeza que o meu irmão está muito feliz. Quero agradecer a todos os envolvidos pela homenagem. Agradeço a todas as pessoas que lembraram dele. Ele falava que o medo dele era ser esquecido. Hoje se cumpriu o desejo dele, de todos lembrarem dele", disse Monique.

Fotos: PMP