Domingo, 25 de outubro de 2020 | 00:00

Matérias - 01/08/2020 | 10h57m

Pinheiral prepara compra de testes rápidos, insumos e serviços de desinfecção

Pinheiral
Após receber cerca de 2,5 milhões de emendas parlamentares para o combate a pandemia do novo coronavírus (covid19), a prefeitura prepara compra de testes rápidos, equipamentos e novos serviços de desinfecção em espaços públicos. A licitação para compra de testes rápidos será na quinta-feira, 6.

“Desde o início da pandemia temos investido em ações de combate a Covid-19 e nesse momento, partimos para uma segunda fase que tem o objetivo de intensificar essas ações com aplicação desses recursos que tem única e exclusivamente esta finalidade em prol da população”, disse o prefeito Ednardo Barbosa.

O secretário também explicou que o processo de compras dos testes rápidos da Covid-19 está com a licitação marcada para quinta-feira, 6, o processo de compras de equipamentos e o serviço de desinfecção deve ocorrer ainda em agosto.

“Apesar desse recurso não poder ser gasto com pessoal, como na contratação de médicos e enfermeiros, vamos usá-lo para melhorar nossa estrutura de combate ao Covid-19. Vamos aumentar nossa quantidade de EPI disponível, material de higienização, ampliar o número de testes rápidos e contratar novamente o serviço de desinfecção. Estamos também estudando a aquisição de totens de álcool em gel para colocar em todos os prédios públicos e barreiras de acrílicos. Outro processo que está em andamento é a ampliação da rede de gases do Hospital Municipal”, disse o secretário de Saúde, Everton Alvim.

O coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, Rangel Medeiros, destacou a importância da aquisição dos testes rápidos.

“O município realiza teste de triagem (teste rápido) para auxílio no diagnóstico de pacientes de Covid-19 ao longo do período epidêmico de três meses, realizou-se teste rápido fornecido pelo Estado, num total de 600 testes. Por motivo desconhecido pelo município, o fornecimento dos testes foi interrompido, no entanto o número de atendimentos de pacientes suspeitos de COVID-19 aumentou. Dessa forma torna-se premente a aquisição de testes rápidos para que o município continue o trabalho de rastreamento e diagnóstico de novos casos de COVID 19”, disse.