Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | 20:28

Matérias - 31/08/2020 | 08h48m

Castramóvel muda de local em Angra

Angra dos Reis
Instalado no Cais de Santa Luzia, no Centro, o Castramóvel, ferramenta para diminuir o número de animais abandonados, agora funciona no estacionamento da prefeitura - rua sem saída entre a biblioteca municipal e a Praça Zumbi dos Palmares, segundo portão a direita.

A mudança foi motivada pela segurança do trailer, já que nos dois finais de semana em que estava no Centro, sofreu furtos na parte externa.

No primeiro final de semana os registros de água foram furtados; no segundo, cabos de fio de luz - 30 metros -, mesmo estando o trailer numa área monitorada por câmeras.

- Como é um bem adquirido pelo governo municipal e de bastante valor, a solução foi procurar um local com mais segurança para o Castramóvel, que está atuando no estacionamento da prefeitura desde 17 de agosto, da mesma maneira que funcionava antes - explicou a médica veterinária que é diretora do Departamento de Bem-estar Animal.

Em datas e local ainda a serem estabelecidas, será montado um espaço na Praça Codrato de Vilhena - Praça do Papão - para efetuar o cadastro de animais com tutores.

A ação ainda não foi realizada porque, em consequência dos furtos, as cirurgias marcadas sofreram atrasos e agora está sendo cumprido o cronograma da agenda dos animais de rua que haviam sido inscritos.

- O Castramóvel continuará realizando a castração de animais de rua e a partir de setembro, de animais com tutores. O cadastro será determinado por localidade, sendo iniciado no Centro e nos Morros, posteriormente, em outros bairros. Qualquer animal entre seis meses e 10 anos de idade pode ser castrado, cães e gatos, machos e fêmeas, desde que sejam vira-latas, já que nesse primeiro momento, a prioridade são os animais sem raça definida - declarou a médica veterinária.

O Castramóvel funciona de 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Vale ressaltar que os atendimentos aos animais são feitos apenas com agendamento prévio. Informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3377-4527.

Foto: PMAR