Domingo, 11 de abril de 2021 | 12:08

Matérias - 02/03/2021 | 09h53m

Mangaratiba inicia vacinação de idosos de 80 a 89 anos

Mangaratiba
A Secretaria de Saúde iniciou segunda-feira, 1º, a imunização dos idosos de 80 a 89 anos da cidade. Além disso, o município também recebeu mais 130 doses da vacina CoronaVac, que serão utilizadas para completar a imunização de outros grupos que vinham sendo atendidos: idosos acima de 90 anos; profissionais de saúde e pessoas acamadas acima de 75 anos.

Os primeiros idosos de 80 a 89 anos imunizados hoje foram: Gracelina Maria Laurentino (87 anos), Izabel da Conceição (81), Lucia da Conceição (80), Irene Barros Mendes (82) e Marinete Telles Machado (84). Todos receberam os imunizantes da vacina AstraZeneca/Oxford, entregues ao município na semana passada.

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação está sendo feita mediante agendamento e que por isso, ainda não haverá vacina disponível nos postos de saúde da cidade.

As equipes das ESF’s e os agentes de saúde estão visitando as casas dos idosos que tenham de 80 a 89 anos para agendar a imunização.

Todo idoso terá data, hora e local para ser vacinado e os que tiverem dificuldades de locomoção poderão receber atendimento domiciliar. A medida visa evitar aglomerações e a exposição da terceira idade ao novo coronavírus.

Caso haja algum idoso (morador da cidade) que tenha entre 80 anos ou mais e não seja acompanhado pelas ESF’s do município, basta que algum familiar se dirija até ao posto da Estratégia de Saúde da Família mais próximo e agende a vacinação. É importante levar cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

Cabe destacar que a Secretaria de Saúde segue cumprindo o cronograma de vacinação delimitado pelo Governo Federal e que continua trabalhando para completar a imunização dos primeiros grupos prioritários. Todo processo de vacinação está dentro do previsto e sendo acompanhado diariamente pelo Ministério Público.

A vacinação das demais faixas etárias só será iniciada assim que o Ministério da Saúde enviar mais lotes de vacina. Todas as informações serão divulgadas previamente.