Domingo, 11 de abril de 2021 | 12:36

Matérias - 04/03/2021 | 09h26m

Mangaratiba inaugura o projeto ‘Com Eles” em parceria com o Fórum

Mangaratiba
Quarta-feira, 3, a Secretaria de Saúde e o Fórum Odilon de Andrade, através do juiz titular Marcelo Borges Barbosa, deram o pontapé inicial no projeto ‘COM ELES’. Trata-se de um serviço que tem como objetivo reeducar e ressocializar autores de agressão.

A iniciativa funcionará da seguinte forma: a equipe especializada do ‘COM ELES’ receberá as demandas de agressores encaminhadas pelo juiz através do Fórum, e a partir disso irá acolher e oferecer assistência psicopedagógica individual, e posteriormente em grupo, para cada um deles. Serão realizados encontros semanais para abordar temas que envolvem a violência de gênero, o machismo, entre outros assuntos. A proposta é combater a violência promovendo reflexão.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, grande parte dos agressores cumprem suas penas, porém, quando estão em liberdade tornam a agredir mulheres pela falta de acompanhamento psicossocial.

“Acreditamos que é nosso papel cuidar da vítima, mas, acolher e reeducar também o agressor, com o devido suporte profissional, também necessário para que as reincidências não mais aconteçam. O projeto possui uma grande importância, sobretudo neste período de pandemia em que as agressões contra as mulheres aumentaram consideravelmente. Agradeço o empenho do juiz em nos apoiar e por abrir o espaço do fórum para esta iniciativa”, concluiu a secretária.

O juiz titular de Mangaratiba, Marcelo Borges Barbosa, atestou a importância do projeto.

“Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e todos os demais envolvidos na execução dessa tarefa. Unindo nossas forças, poderemos disponibilizar para a população essa importante rede de assistências que vai reinserir os indivíduos na sociedade de uma forma mais humana”, completou.

Os encontros do projeto ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, em horários pré-determinados pela equipe do ‘COM ELES’, no fórum de Mangaratiba, que fica na Praia do Saco.

Vale destacar que o projeto ‘COM ELES’ é uma ação desenvolvida pelo Programa ARTE VIVA da Secretaria de Saúde de Mangaratiba, através do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento às Violências. O ARTE VIVA é responsável pelo planejamento de ações estratégicas para prevenção e enfretamento da violência contra as mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com transtornos mentais, LGBTI e negros. A iniciativa atende de forma multidisciplinar o público-alvo e conta com as parcerias da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a Delegacia de Polícia de Mangaratiba (165ª DP) e o Fórum Odilon de Andrade.

Estiveram presentes no lançamento do ''COM ELES’ o responsável pelo projeto, Diego Gomes, a coordenadora do programa Arte Viva, Elisa Goulart, além da equipe da Secretaria de Saúde.