Domingo, 11 de abril de 2021 | 12:43

Matérias - 05/03/2021 | 13h52m

‘ARTE NA CAPA’ de março homenageia Música Clássica no MIS

Resende
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) está com a exposição do projeto ‘Arte na Capa’ do mês de março aberta para visitação, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra do mês, que foi inaugurada no dia 1º, é uma homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica, comemorado no dia 5.

Criado para valorizar o acervo do MIS de Resende, o projeto ‘Arte na Capa’ compartilha mensalmente com o público, capas de antigos discos reunidos acerca de temas, quase sempre uma data comemorativa.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, as exposições são uma forma das pessoas conhecerem e valorizarem o museu.

- A Casa da Cultura é uma fundação que administra vários equipamentos pela cidade e o Museu da Imagem e do Som é um deles. As exposições servem para dar visibilidade ao espaço, mostrando sua importância para o município - frisou Zaidan.

A exposição ‘Arte na Capa - Clássicos e Eruditos’ busca relembrar grandes artistas nacionais, compositores e instrumentistas, que dedicaram toda a sua vida na criação de músicas de concerto. Entre os grandes nomes deste segmento musical estão: Heitor Villa-Lobos; Nelson Freire; Eudóxia de Barros; Carlos Gomes; Ernesto Nazareth; Zequinha de Abreu; Radamés Gnattali; e o padre José Maurício Nunes Garcia.

O Dia Nacional da Música Clássica foi instituído primeiro na cidade do Rio de Janeiro, em 2006 e a partir de 2009, em todo Brasil. A data escolhida, 5 de março, foi uma homenagem à data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos.

O Museu da Imagem e do Som funciona no térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, de 12 às 18h.

Interessados devem usar máscaras no interior do museu e fazer uso do álcool em gel na entrada, que são medidas de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fotos: PMR