Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | 03:37

Matérias - 09/04/2021 | 11h36m

Escola Jeovah Santos recebe reforma e ganha creche e quadra poliesportiva

Barra do Piraí
A Escola Municipal Professor Jeovah Santos, no bairro São João, será demolida e reconstruída no mesmo local. Além da reforma no colégio, a área em seu entorno, ganhará ainda uma quadra poliesportiva e uma creche municipal.

Na primeira fase da reforma, todas as antigas construções pertencentes à instituição estão sendo postas a baixo. Segundo o secretário de Obras Públicas, Wlader Pereira, o começo das obras de reconstrução da escola nova, depende ainda da contratação de profissionais via processo seletivo.
“Estamos aguardando a chegada da mão de obra proveniente deste processo, que realizamos em fevereiro. Estamos ainda na fase de convocação para os exames admissionais, para aí sim, darmos início efetivamente, nas obras”, explicou Wlader.

O bairro São João apresenta população e extensão territorial consideráveis, se comparado a outros bairros. A creche ao redor da escola trará um suporte relevante às mães e crianças que ali vivem. A quadra poliesportiva complementará as instituições de ensino, a partir do incentivo à prática de esportes.

“A principal mudança será a implantação da creche. O bairro São João se expande até a Estrada da Granja e Chalezinho e com isso, iremos conseguir atender grande parte daqueles moradores. O Ginásio também será um atrativo a mais, incentivando a prática esportiva naquela região”, definiu o chefe da pasta de Obras Públicas.

A reforma da Escola Municipal Professor Jeovah Santos é de caráter emergencial pela má condição em que suas instalações se encontravam, até então. Reformas emergenciais como essa, segundo Wlader, não carecem de obediência ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC), mecanismo esse idealizado pelo Ministério Público para fiscalizar o destino de recursos utilizados pela prefeitura.

Além dela, foram reformadas emergencialmente outras três instituições de ensino municipais: Jorge de Freitas Tinoco, em Ipiabas; Newton Rocha, no Areal; e a Creche Sementinha do Amanhã, na Califórnia.

Ainda conforme o secretário, os esforços de sua pasta se concentram prioritariamente em cumprir os termos apresentados pelo TAC e na projeção de reformar todas as instituições educacionais do município.
“A ordem é finalizar o TAC refazer as seguintes instituições municipais: Peixinho Dourado, na Califórnia; General Olívio, em Vargem Alegre; Escola Monteiro Lobato, na Química; Alfredo Mansur Elias, em Ipiabas; Ciep 284, na Califórnia e Ciep 428, em Vargem Alegre. A intenção é reformar as mais de 40 escolas municipais, padronizando e atendendo a todas as normas de acessibilidade”, completou o secretário.