Quinta-feira, 17 de junho de 2021 | 00:30

Matérias - 03/05/2021 | 08h51m

Prorrogado prazo para recadastramento dos artesãos

Resende
O prazo para o recadastramento dos artesãos foi prorrogado pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo até o dia 14 de maio. Dos 393 cadastros, apenas 98 tiveram os dados atualizados pelos profissionais que têm como renda a produção e venda de trabalhos manuais. Quem estiver em dia com os documentos vai receber a Carteira Municipal do Artesão, que além de identificar os trabalhadores ativos irá oferecer benefícios como descontos na compra da matéria-prima em estabelecimentos conveniados com a prefeitura. 

Hoje, o município conta com oito polos divididos nos bairros Cidade Alegria, Acesso Oeste, Vila Julieta, Jardim Jalisco, Campos Elíseos, além dos distritos de Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari e Engenheiro Passos. A Carteira Municipal do Artesão é gratuita, sem anuidades e sem taxa de adesão. Ela será emitida logo após o registro do profissional no sistema de informações cadastrais da prefeitura. Para isso, é preciso comparecer na sede da secretaria, na Praça da Bandeira, 85, no bairro Campos Elíseos, de 12h30min às 17h30min, levando uma foto 3x4 e cópia do comprovante de residência.

O formulário para preenchimento de itens obrigatórios como a identificação, perfil, capacitação, produção, entre outros, pode ser adquirido na hora ou acessando o site da prefeitura através do endereço eletrônico (resende.rj.gov.br). Caso o artesão não consiga comparecer, ele pode pedir para um amigo ou familiar entregar os documentos.

“O objetivo da nossa ação é garantir o direito dos artesãos e trabalhadores manuais a terem a sua identificação funcional. A pandemia vai acabar e quando isso acontecer retornaremos com as feiras presenciais, mas só participarão trabalhadores que portarem a carteirinha municipal. Para isso é necessário o recadastramento. Faço um apelo aos profissionais da cidade para que procurem a secretaria e atualizem os dados o quanto antes. Lembrando que o prazo foi estendido até o dia 14 de maio”, reforça Tiago Diniz, secretário de Indústria, Comércio e Turismo. 

Dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones (24) 3354-4160 ou (24) 3381-9052. As informações do recadastramento são necessárias também a implantação de políticas públicas para o setor artesanal de Resende com objetivo de elevar o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade.