Quarta-feira, 28 de julho de 2021 | 02:00

Matérias - 07/07/2021 | 13h42m

Porto Real participou do Fórum do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Porto Real
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira de Souza e a subsecretária, Giovana de Oliveira Silva, participaram do Fórum de Educação e Atendimento Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no município de Miguel Pereira. O evento contou com a participação de 63 cidades do estado, do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e do Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Valle.

De acordo com a secretária de Educação, o objetivo foi estreitar laços entre Governo Federal, estados e municípios, visando receber suporte e esclarecimentos sobre os programas do FNDE, em especial o Plano de Ação Articulada (PAR).

Segundo a secretária, todos os estados e municípios brasileiros devem elaborar os seus planos para que possam receber apoio técnico da União para melhorias na educação básica pública.

“O PAR é uma importante ferramenta de gestão que possibilita o desenvolvimento de ações que contribuam para a ampliação da oferta, a permanência e a melhoria das condições escolares. Essas ações geram consequentemente o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas redes públicas de ensino. Esse planejamento é executado em períodos de quatro anos, onde o ciclo foi lançado no início deste ano e segue até 2024”, esclareceu Madalena.