Sábado, 20 de abril de 2024 | 03:42

Matérias - 14/10/2021 | 07h40m

Centro de Idosos do Parque Tobogã retoma atividades presenciais

Resende
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, retomou as atividades presenciais no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Parque Tobogã, localizado no bairro Vila Julieta (Alvorada). A partir de quarta-feira, 13, a unidade do Parque Tobogã oferecerá aos idosos aulas de musicalização, por intermédio da parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). As aulas serão ministradas pelo professor Fábio Monteiro, às quartas-feiras, a partir de 14h.

Para participar dessa atividade, os interessados deverão se inscrever a partir de agendamento prévio com a equipe técnica do CCI, composta por psicólogas e assistentes sociais, pelo telefone: (24) 3359-5557. No ato da inscrição, é necessária a apresentação da seguinte documentação: documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência; folha resumo; e comprovante de vacinação contra a Covid-19 até pelo menos a segunda dose.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, destacou a retomada das atividades presenciais em grupo no CCI Parque Tobogã, que foram interrompidas por causa da pandemia da Covid-19 em março de 2020, além de anunciar outras oportunidades.

- A volta das atividades do CCI Parque Tobogã será marcada com o início de uma oficina inovadora, que é a de musicalização. Quinze pessoas idosas se inscreveram nesta oficina. A inscrição é feita com a equipe técnica, que busca fazer o acompanhamento desses idosos ao longo de suas participações, identificando as demandas apresentadas e assegurando os seus direitos fundamentais. Só serão cadastradas pessoas idosas que comprovarem pelo menos a segunda dose da vacina administrada contra o coronavírus. A partir do decreto municipal de março de 2020, foram vetadas atividades em grupo que pudessem provocar aglomerações e tendo em vista que a população idosa representava o grupo de maior vulnerabilidade para agravos da doença, as atividades do CCI foram imediatamente suspensas. Além da aula de musicalização, o grupo Cantinho da Seresta Amigos do Custodinho, retornará com os seus encontros semanais, embalando as noites das terças e sextas-feiras. Projetos de cinema, arte terapia, meditação, teatro e atividades físicas também estão sendo estudados e em breve novas atividades serão propostas. Vale destacar que além da exigência da vacinação contra a Covid-19, o CCI adotará diversos protocolos de segurança sanitária, tais como: higienização constante do ambiente e seus utensílios; uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, entre outros – frisou Jacqueline.

ATENDIMENTO REMOTO NA PANDEMIA
O CCI Paraíso e o CCI Cidade Alegria continuarão desenvolvendo os atendimentos remotos, que foram implementados em março deste ano, através de grupos no WhatsApp. A coordenadora dos CCI’s, Yohana Mazza, explicou como foi viabilizado o atendimento remoto para as pessoas idosas.

- No novo canal de WhatsApp criado pela coordenação dos CCI’s, foram incluídos usuários que faziam parte dos grupos no mesmo aplicativo das oficinas desenvolvidas no passado, novos adeptos e pessoas encaminhadas pelas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O objetivo do grupo remoto é dar a atenção necessária para esse público com uma ferramenta facilitadora, já que o cenário mundial ainda propõe restrições como o isolamento social, principalmente, para as pessoas idosas que fazem parte dos grupos mais expostos a vulnerabilidades e riscos sociais. Com o acesso facilitado mesmo que virtualmente, o intuito é garantir o vínculo comunitário. Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, foram disponibilizadas aulas de ginásticas semanais por transmissão de vídeo. Com a Diretoria de Direitos Humanos, foi criado um curso de cidadania especificamente para esse grupo, oferecido semanalmente. Nossa equipe também alimenta o grupo com informativos condizentes aos interesses das pessoas idosas, assim como áudios de relaxamento/meditação e treinamentos de memorização. Porém com o passar do tempo, percebemos que há necessidade do retorno gradual das atividades presenciais. Desta forma, hoje os nossos esforços estão voltados para viabilizar o retorno gradual e seguro nas três unidades: Parque Tobogã, Paraíso e Cidade Alegria. Vale destacar que para o ano que vem, também idealizamos em parceria com as unidades do CRAS, a oferta de atividades do CCI dentro de outros territórios, visando assegurar a proteção de todos os idosos de Resende, principalmente daqueles que ainda não temos acesso – reforçou Yohana.