Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | 08:41

Matérias - 09/01/2024 | 05h19m

Mangaratiba instala coletores seletivos em pontos estratégicos

Mangaratiba - A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as Secretarias de Serviços Públicos e Obras, iniciou a instalação de coletores seletivos. A ação visa combater a poluição dos recursos naturais da cidade, além de fortalecer o trabalho realizado pela CoopMangaratiba (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis).

Os coletores seletivos estão sendo instalados nas orlas, praias e praças de Itacuruçá, Muriqui, Praia Grande, Centro, Praia do Saco, Sahy, Conceição de Jacareí e Serra do Piloto. Sendo eles: 40 coletores azuis para resíduos recicláveis e 40 coletores cinzas para não recicláveis (rejeitos), 8 coletores azuis de 1.000 litros que serão instalados nas administrações distritais, 8 coletores seletivos coloridos de 50 litros para praças, além dos coletores de óleo vegetal nos CRAS e escolas da rede municipal de ensino.

O prefeito Alan Costa, acompanhou a ação. Ele enfatizou a importância da participação da população.
“É muito importante que haja a separação do dejeto que produzimos. Toda a ação só vai funcionar se a população também participar e realizar o despejo do material no local correto. Além de cuidar e proteger a nossa cidade, estaremos auxiliando o trabalho dos coletores da CoopMangaratiba. Contamos com a ajuda de todos os moradores”, disse o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Maia, destaca que a coleta seletiva é essencial para o desenvolvimento sustentável da cidade e preservação do ecossistema local.
“Para que Mangaratiba possa se tornar uma cidade completamente limpa e sustentável, é essencial que aconteça a separação correta dos dejetos. Contamos com o auxílio dos moradores, para além da separação dos dejetos, nos ajudem na fiscalização dos coletores, não permitindo que ninguém destrua o material que percebe a todos nós.”

Vale destacar que todo o material foi adquirido através de compensação ambiental, da qual prevê, a Lei Municipal 1029/2019, sem onerar os cofres públicos do município.

A instalação dos coletores seletivos contou com a participação do secretário de Serviços Públicos, Júnior Laurentino, do secretário de Obras, Márcio Gomes, das equipes da CoopMangaratiba, e de agentes da Secretaria de Meio Ambiente.

Como descartar corretamente o lixo?
Nos coletores azuis a população deve depositar os resíduos recicláveis que são: papel, livros, jornais, papelão, revistas, cadernos, embalagens cartonadas (leite, suco etc.), embalagens plásticas, garrafas, copos, tampas, sacolas, baldes, potes de alimentos limpos, PVC, Latas de alumínio, latas de aço, ferragens, arames, canos e vidros em geral.

Nos coletores de cor cinza, deve-se depositar somente o que não é reciclável, como papel toalha, guardanapo e papel higiênico sujos, adesivos, papéis metalizados, fraldas descartáveis, clipes, grampos, esponja de aço, latas de tinta e verniz, cristais, espelhos, lâmpadas e porcelanas.

Foto: PMM