Sábado, 27 de abril de 2024 | 08:03

Matérias - 26/02/2024 | 07h27m

Pontos de Apoio disponibilizados para pessoas de áreas de risco

Barra do Piraí -A prefeitura, através do Gabinete de Crise, disponibilizou os chamados Pontos de Apoio, que são locais temporários para recebimento de pessoas de uma determinada área de risco. A relação envolve igrejas e escolas em 11 lugares estratégicos e que foram elencados para prestar assistência aos atingidos pela chuva de quarta-feira, 21.

Os bairros onde esses pontos foram criados são o Areal, Boca do Mato, Centro, Chalet, Califórnia, Maracanã, Muqueca, Parque Santana, Ponte do Andrade, Roseira e Vargem Alegre. A proposta estava contida no Plano Municipal de Contingência, criado em outubro de 2023. Várias reuniões, ao longos dos meses, foram realizadas, no instituto de avaliar possíveis danos à cidade e se antevendo ao período das chuvas, consequentemente de cheias e deslizamentos.

“O Plano de Contingência estava sendo estudado e colocado em prática, uma vez que essas questões de fenômenos naturais, como as fortes chuvas, acontecem no Verão. As Secretarias estavam além das reuniões, atuando nas ruas. Várias diligências foram feitas, bem como comunicados de possibilidade de deslizamentos de terra no município”, apontou o secretário de Defesa Civil, Flávio Camerano.

Em comunicado oficial, o prefeito Mario Esteves informou que a Secretaria de Assistência Social está “liderando a logística da organização, portanto, todas as ações devem ser reportadas a ela”. No entanto, ponderou que o trabalho é conjunto, evitando sobrecarregar qualquer secretaria. O chefe do Executivo ainda lembrou que se faz necessária a abertura desses pontos após a constatação de mais de 120 desalojados.
“É de extrema importância garantir a disponibilidade de pessoal para atuar nos abrigos provisórios. São centenas de pessoas que ainda se encontram desalojadas, sem nos esquecer dos mais de 1,2 mil moradores atingidos pelo temporal desta semana. Vale ressaltar e elogiar o trabalho de todas as secretarias, mas mais ainda, da população como um todo, que vem se mobilizando desde às primeiras horas após essa tragédia, que deixou vítimas fatais em nosso município”, relembrou o prefeito.

Pontos de Apoio criados provisoriamente:
AREAL:- Igreja Batista - Av. Vereador Sebastião de Carvalho, 1.706

BOCA DO MATO - Igreja Santana - Rua Antonio Pereira Lopes, 616

CENTRO:
Escola Municipal Manoel Fonseca - Rua dos Pracinhas, 30
Igreja Assembléia de Deus - Av. Pref. Arthur Costa, 1.009

CHALET - Igreja Assembléia de Deus - Av. Vereador Osmar Dias Ferreira, 6.837

COMPLEXO DA CALIFORNIA:
Igreja Presbiteriana Família Viva - Av. Luiz Roberto Coutinho, 802
Igreja Católica Comunidade Eclesial Divino Santo - Rua Maria Aparecida da Silveira, 285- Morada do Vale

MARACANÃ - Igreja São José - Avenida Vera Cruz, 680

MUQUECA - Escola Municipal João de Deus - Rua Benedito da Silva Lomba, 417

PARQUE SANTANA - Escola Municipalizada Conde Modesto Leal - Estrada Silas Pereira da Mota, 799

PONTE DO ANDRADE - Igreja Evangélica Min. Pentec. O Senhor é Minha Bandeira - Av. Miguel Couto Filho, 2.593

ROSEIRA - Igreja de São Cristóvão - Av. Miguel Couto Filho, 3.310 – Ponte Vermelha

VARGEM GRANDE - Igreja São Francisco de Assis - Rua Manoel Gonçalves, 9
Escola Municipal Miguel Vasconcelos - Av, Getúlio Vargas, 668

Foto: PMBP