Domingo, 5 de maio de 2024 | 17:06

Matérias - 02/03/2024 | 09h34m

Barra do Piraí implementa “Atletas do Futuro”

Barra do Piraí - Pautado em Educação, Esporte e Cultura, o projeto “Atletas do Futuro” chega ao município. Com um ideal de aproximar o poder público das comunidades e famílias, a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e Educação, busca o fortalecimento da cidadania de crianças e adolescentes de forma integral para que eles se percebam como cidadãos possuidores de direitos e de deveres.

Na área do Esporte, a metodologia usada pretende desenvolver crianças, adolescentes e jovens com o foco não apenas no seu desempenho como atleta, mas também na incorporação de hábitos de vida saudáveis e na formação de cidadãos.

Nos processos pedagógicos, a proposta tem o intuito de ajudar a solucionar as lacunas de aprendizagem das disciplinas ministradas na escola “regular”. O ensino de reforço é realizado no contraturno escolar, ou seja, em horário oposto ao turno das aulas regulares em que o estudante está matriculado. Nesse viés, três pilares básicos serão trabalhados: trilhas do conhecimento (ensinam e reforçam escrita, leitura, matemática e português), habilidades para a vida (expande competências emocionais e sociais necessárias para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e social alinhados às ações esportivas e culturais) e descoberta (promove a expansão do repertório cultural).

No que tange a cultura, a proposta é ampliar a oferta de ações culturais no município, alinhadas a um processo de conhecimento da cultura e história local. Com isso, o resultado esperado é criar um sentimento de pertencimento e valorização do eu, do “meu local”, da “minha história” e da “minha ancestralidade”.

A ação será implementada através de núcleos como o projeto “Atletas do Futuro”, sendo realizada em escolas públicas e locais com estrutura para a prática dos esportes, focando prioritariamente, em bairros que possuam vulnerabilidades sociais. Os núcleos irão ofertar atividades variadas: exercícios físicos, lutas e artes marciais, dentro do escopo de modalidades olímpicas, e atividades de lazer e culturais, sendo estas desenvolvidas no contraturno escolar e nos espaços físicos adequados.

O projeto será dividido em três fases: experimentação, iniciação e aperfeiçoamento. se configurando da seguinte forma:
A experimentação compreende a formação de crianças de 7 a 9 anos. O objetivo central é estimular o gosto pela prática esportiva, a motivação, o divertimento e o desenvolvimento de habilidades gerais, por meio de jogos recreativos, desportivos e exercícios coordenativos. A iniciação contempla crianças e adolescentes de 10 a 12 anos, com o foco no desenvolvimento de habilidades esportivas específicas. Nesta fase as metodologias desenvolvidas serão de jogos reduzidos e estruturas funcionais das modalidades, abrangendo ainda exercícios coordenativos no sentido de ampliar a bagagem motora dos praticantes. Ela é importante para desenvolver a auto-estima, confiança e cooperação, características necessárias para o pleno desenvolvimento pessoal e social no esporte e fora dele. Por fim, o aperfeiçoamento se refere ao desenvolvimento de adolescentes e jovens a partir dos 13 anos e ao aprimoramento das suas habilidades esportivas. Neste sentido, serão utilizados jogos reduzidos e estruturas funcionais até a prática do jogo formal. Ou seja, o progresso gradual em todas as fases irá culminar no domínio adequado de habilidades técnico-táticas de desempenho esportivo.

Ao todo, serão aproximadamente 150 alunos atendidos por núcleo. As escolas que já possuem esse projeto implementado em seu quadro são: Jardim de Infância Municipalizado Prof. Newton Rocha, no Areal; Escola João de Deus, na Muqueca; Escola Estadual Municipalizada Conde Modesto Leal, no Parque Santana; CIEP Brizolão 284 Nelly Toledo Rocha (Municipalizado), na Califórnia; CIEP Brizolão 428 Dona Mariana Coelho (Municipalizado), em Vargem Alegre; Escola Municipal Manoel Fonseca, no Centro; Escola Municipal Adma David Chedid, no Matadouro; Escola Estadual Municipalizada Profª Maria Nazareth, no Coimbra; Escola Municipal Mário Mariotini e Escola Municipal Gervásio Pereira, na Química; Escola Municipal Profª Amélia de Jesus Lisboa, na Vila Helena.

Quanto às modalidades, estão sendo ofertadas aulas de vôlei, futsal, música, oficina de atividades pedagógicas e de reforço escolar, teatro, capoeira, karatê, jiu-jitsu, judô e taekwondo. As inscrições para os projetos são feitas nas próprias escolas. Para realizá-las, os pais só precisam preencher uma ficha com documentos de identificação dos filhos.

O secretário de Esporte e Lazer, Juliano Barbosa, reforçou as possibilidades que essa ação pode trazer e falou sobre o sentimento de organizá-la.
“Esse projeto é um marco importantíssimo para a cidade, estaremos oferecendo uma grande oportunidade através do esporte para contribuir para a formação pessoal das nossas crianças e quem sabe um futuro atleta. Nossa alegria é fazer o melhor pela população do nosso município e poder contribuir com novos projetos. Garanto que não vamos parar por aqui”, enfatizou Juliano.

O prefeito Mário Esteves, pontuou sobre a importância da Educação e do projeto para a formação dos valores dos alunos.
“O conhecimento é um dos bens mais valiosos do ser humano. Ele é a chave para as mudanças e para as conquistas. Por isso, pensando numa maior difusão desses aprendizados, o poder público aderiu ao projeto ‘Atletas do Futuro’. O intuito é unir várias dinâmicas e disciplinas que têm o poder de auxiliar no desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos. Assim, a prefeitura tem um olhar nas próximas gerações e nos valores que elas irão implicar em nossa sociedade”, apontou o chefe do Executivo.

Foto: PMBP