Domingo, 5 de maio de 2024 | 05:45

Matérias - 02/03/2024 | 09h36m

Três Rios no Dia D de combate à dengue

Três Rios -Sábado, 2, o país está mobilizado no Dia D de combate à dengue. Diante do aumento expressivo de casos da doença, o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde de todo país estão mobilizados no combate, monitoramento, acompanhamento do cenário epidemiológico e direcionamento das ações estratégicas de prevenção e cuidado.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste ano 735 casos de dengue e um óbito. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população.

A Vigilância Ambiental está com mais de 60 servidores nas ruas, realizando o trabalho de conscientização da população e eliminação dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. O combate também ocorre através do carro fumacê.

Seguindo o cronograma da Vigilância Ambiental, os agentes percorrem os bairros com maior índice de casos positivados da doença. Além de todo trabalho preventivo, a Secretaria de Saúde aumentou a equipe médica na Unidade de Pronto Atendimento e implantou a Central de Hidratação, com o objetivo de atender as demandas da cidade e dos municípios vizinhos.

“Este é um momento de atenção das autoridades sanitárias e da população. A conscientização de que 10 minutos de monitoramento e combate às arboviroses é importantíssimo. Segundo o Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Guido.

Em caso de quaisquer sintomas é importante que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele. Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico.

Foto: PMTR