Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | 15:20

Matérias - 16/09/2015 | 08h33m

Saúde lança livro Conexões Musicais

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza apresentação e tarde de autógrafos  do livro “Conexões Musicais: musicoterapia, saúde mental e teoria ator-rede”, da escritora e Professora Doutora Raquel Siqueira-Silva. Com lançamento marcado para dia 15 de setembro, de 14 às 17 horas, na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, o livro é fruto de uma tese de doutorado da escritora, abordando práticas musicais e artísticas na saúde mental no Brasil e Portugal.

A pesquisa realizada durante estudos na Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e na Universidade de Coimbra, em Portugal, resultou em 264 páginas que abordam a Reforma Psiquiátrica Brasileira e a Psiquiatria de Setor, em Portugal. Neste contexto, a autora identifica, no Brasil, um movimento com formação de grupos musicais que seguem os ideais libertários da Reforma Psiquiátrica Brasileira e afirma que estes grupos contribuíram para a divulgação dos modos de tratamento que incluem respeito, dignidade, liberdade e autonomia dos usuários de serviços de saúde mental.

A obra que chega ao mercado através da Editora Appris, traz a trajetória da autora, que começou com a criação coletiva do Projeto Mágicos do Som, criado com os usuários do Programa de Saúde Mental da SMS/VR, na unidade Usina de Sonhos. Este trabalho foi, inclusive, relatado e referenciado na dissertação de mestrado da autora, que no doutorado ampliou este movimento para todo Brasil.

Nos relatos, a discussão toma como base as produções de autonomia e empoderamento de coletivos, através de práticas artísticas e culturais, tema  discutido em pesquisa de pós-doutorado da autora, em Coimbra, entre 2013 e 2014. Os Mágicos do Som foram citados ainda em artigos acadêmicos no Brasil e em Portugal. Este tema ganhou espaço ainda durante Congresso Mundial de Musicoterapia, na Áustria, em 2014.

“A experiência brasileira serviu ainda de exemplo para projetos internacionais, que visaram a melhoria dos serviços de saúde mental de Portugal. O país passou a ter um novo olhar sobre este assunto após conhecer os avanços obtidos pelas experiências brasileiras. O trabalho iniciado em Volta Redonda foi ampliado e agora retorna para esta cidade, com o lançamento deste livro que marca a certeza de que a experiência iniciada neste município foi fundamental para atuação antimanicomial”, ressaltou Raquel Siqueira.