Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | 01:11

Matérias - 21/09/2015 | 08h10m

Fenômeno de queda de barrancos atinge indígenas

Amazonas

O fenômeno "terras caídas", que ocorre no bairro da Comara e na comunidade indígena de Umariaçu, em Tabatinga (AM), está relacionado à própria erosividade da margem do rio, ou seja, o tipo de solo que compõe a região é frágil. A afirmação é do geógrafo da UEA, Universidade do Estado do Amazonas, Paulo Almeida. “Quando o rio seca, há essa descompressão. Aí o bloco de terra mais exposto cai.”

Além das duas áreas citadas pelo geógrafo, o fenômeno ocorre também próximo a pista do aeroporto do município. Por causa da situação, o prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho, encaminhou para Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República um projeto de construção de blocos de concreto, com o objetivo de conter a erosão na localidade.

A Defesa Civil de Tabatinga informou que foram cadastradas mais de 20 casas atingidas pelo fenômeno tanto na área indígena como no bairro da Comara. Nove residências estão sendo construídas para abrigar os moradores. A previsão é que sejam feitas mais 14 casas.