Resende - 21/09/2015 | 20h54m
Táxis de Resende passam por vistoria
Resende
Terça e quarta-feira, dias 22 e
Para vistoria de motorista permissionário, é necessária apresentação da seguinte documentação atualizada: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), informando que o motorista exerce função remunerada, Comprovante de residência (no caso de mudança de endereço), Nada Consta Criminal, Certificado de Registro e Licenciamento de VeÃculos (CRLV), atestado de saúde da Medicina do Trabalho, boleto pago da Previdência Social como autônomo e comprovante de aferição de taxÃmetro do ano de 2015. Não é preciso agendar.
Para os motoristas auxiliar de táxi, apenas os documentos pessoais são necessários: CNH, atestado de saúde, comprovante de pagamento do INSS, Nada consta criminal e comprovante de residência, em caso de mudança de endereço.
A vistoria é feita com base no que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a legislação municipal. Ao todo, são fiscalizados 22 itens do veÃculo, entre eles, o estado de conservação dos pneus, da lataria, do piso e do cano de descarga, além da validade do extintor de incêndio, do funcionamento das portas, janelas, lanternas e dos espelhos retrovisores. Os veÃculos aprovados recebem o selo de vistoriado da Superintendência de Trânsito, que deve ser fixado no pára-brisa dianteiro do táxi.
O titular da pasta de Transporte e Trânsito do MunicÃpio, Alcides de Carli, orienta os usuários dos serviços de táxis do municÃpio para que utilizem somente veÃculos que contenham os selos de vistoriado do ano 2015 emitido pela superintendência e pelo INMETRO.
- Estes dois selos são a garantia que o Poder Público oferece ao usuário de que aquele veÃculo que presta serviço como táxi está circulando em conformidade com a legislação. É uma questão de segurança ao usuário - frisou De Carli.
O superintendente esclarece ainda que veÃculos estacionados em pontos de táxi que não possuem taxÃmetro e tenham placa cinza não estão autorizados a transportar passageiros. Essas e outras irregularidades podem ser denunciadas através do Linha Viva - o telefone da Ouvidoria do MunicÃpio. O número é o 0800-889-