Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | 01:26

Porto Real - 24/09/2015 | 08h37m

Porto Real discute Políticas Públicas para Mulheres

Porto Real

Diversas mulheres de segmentos variados da sociedade fizeram parte da II Conferência Municipal de Políticas públicas para Mulheres, que aconteceu no salão de eventos do Horto Municipal. Com objetivo de apresentar propostas, analisar a participação das mulheres nos espaços de poder e definir prioridades de políticas para os próximos períodos, o tema abordado foi: Mais Direitos, Participação e Poder para Mulheres.

Estiveram reunidos a prefeita Cida; a secretária e subsecretário de educação, Laura Rezende e Antônio Sebastião da Silva, Silvinho; os subsecretários de Meio Ambiente e de Administração e Fazenda, Lorena Balieiro e Alexandre Corradi; o procurador-geral, Davi Moura; o presidente da Comissão Organizadora do Evento, Carlos Alberto Viana; a presidente da Associação de Mulheres de Porto Real, Vilma Caldas; e os vereadores Bianca Diniz e Elias Vargas.

Foram discutidos quatro eixos principais:

1- Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;

2- Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;

3- Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; 

4- Sistema Municipal de Políticas para Mulheres: subsídios e recomendações.

Segundo a secretária de Ação Social, Laura Rezende, é através de eventos oficiais como este que políticas públicas são colocadas em prática. “A garantia de direitos vem através da construção das políticas públicas. A mulher historicamente, sempre viveu à margem, portanto tem-se que lutar pelos direitos de igualdade com empregos, oportunidades no poder político partidário, entre outros”.

Após a votação das propostas feitas por mulheres em geral que participaram foram eleitas 2 delegadas do município que participarão da conferência estadual, representando o governo e a sociedade civil.

O presidente da Comissão Organizadora, Carlos Alberto Viana, considera as ações em prol da mulher, um grande ganho para sociedade. “A mulher é parte integrante desse país. Se viemos ao mundo e hoje somos alguém é graças a uma mulher”.

A pensionista e representante do programa Nova Geração da Melhor Idade, Maria Aparecida de Almeida, considera de grande importância a participação de mulheres num evento que discute essencialmente questões relacionadas a elas. “Tudo o que for dito nessa conferência, inclusive com exposição de casos pode auxiliar na formação de idéias e decisões para essa causa relevante”, acredita.

“Temos alguns obstáculos ainda no sentido de participações e direitos da mulher, mas estamos com as atenções voltadas a essa causa”, garante a presidente da Associação de Mulheres de Porto Real, Vilma Caldas.

A prefeita Cida destacou a importância de discutir os direitos da mulher. “Somos guerreiras e não frágeis como muitos pensam. Temos direitos e vamos sempre em busca deles, incessantemente. Acredito que todo bom trabalho feito hoje, amanhã dará bons resultados e a isso acrescenta-se garantir a segurança e o direito da mulher. O município realiza trabalhos com políticas públicas voltadas para moradoras da cidade com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e com a Casa da Mulher, que disponibiliza atendimento à saúde da mulher”.