Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 22:57

Matérias - 28/09/2015 | 07h09m

França destrói campo de treinamento do EI

Síria

A França conduziu seus primeiros ataques aéreos na Síria contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), em coordenação com a coalizão internacional que combate os terroristas na região. 
  

Em Nova York (EUA) o presidente François Hollande disse para Assembléia-Geral das Nações Unidas (ONU), que os caças franceses destruíram um campo de treinamento do EI na parte oriental da Síria.  

"Se necessário, nas próximas semanas haverá outros ataques", declarou. Segundo o mandatário, os alvos foram identificados graças a vôos de reconhecimento realizados anteriormente e a informações fornecidas pela coalizão liderada por Washington.  
 

O primeiro-ministro Manuel Valls afirmou que as ações foram em legítima defesa, já que o Estado Islâmico usava esse campo para preparar atentados contra França. Por outro lado, o premier da Itália, Matteo Renzi, alertou que é preciso evitar uma nova Líbia.
   

O país africano foi atacado duramente por nações ocidentais nos últimos dias do regime de Muammar Kadafi, mas hoje se encontra dividido e com parte de seu território nas mãos de terroristas. "A posição italiana é sempre a mesma: não fazemos blitzes e ataques", acrescentou.