Porto Real - 02/10/2015 | 12h02m
Porto Real adere à Campanha Outubro Rosa
Porto Real
A Secretaria Municipal de Saúde começa este mês o Outubro Rosa. Trata-se de uma intensiva campanha com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As Unidades de Saúde da FamÃlia (USF’s) e a Casa da Mulher intensificarão o trabalho com horário estendido de atendimento. O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre o câncer de mama e ainda sobre o câncer do colo do útero.
O coordenador médico da Casa da Mulher Clementina Tavernari, Rodrigo Abbud, disse que a idéia do movimento é fidelizar o público feminino ao hábito de realizar consultas regularmente.
“Mulheres com vida sexual ativa, a partir dos 18 anos podem comparecer à s Unidades de Saúde da FamÃlia. As USF’s terão um horário diferenciado durante uma semana, inclusive com atendimento num sábado que não inicia agora de imediato, mas brevemente vamos anunciar a programação. A idéia é conscientizar a população feminina a realizar a palpação (exame clÃnico de mama), que será feito por enfermeiros e médicos na Casa da Mulher e nas USF’s. Além disso, vamos realizar exames como o Papanicolau (exame preventivo do câncer do colo do útero) e conscientizações relacionadas aos temas da campanhaâ€.
A subsecretária de Saúde, Vanila Rocha, reafirmou a importância de se promover o movimento e convidou as mulheres do municÃpio para participarem da luta contra o câncer de mama e do colo do útero. “Este mês serve de alerta à s mulheres para que tomem consciência sobre a importância dos cuidados em saúde. Peço a todas que se atentem ao calendário que vamos divulgar e participem desse movimento, que é de tamanha importância em todo mundoâ€.
Prevenção do câncer de mama
O auto-exame realizado rotineiramente é um importante instrumento de prevenção do câncer de mama. Conhecendo as mamas, a mulher pode verificar rapidamente qualquer alteração aparente. Se por acaso, for encontrada alguma alteração, a mulher deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde. É importante que a paciente sempre peça para que o profissional de saúde examine suas mamas nas consultas de rotina.
O que é o exame preventivo ou papanicolau?
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no inÃcio do século.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no inÃcio, antes que a mulher tenha sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. O diagnóstico sendo feito cedo, possibilita a redução da mortalidade por câncer do colo do útero.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que ela não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuÃzo para sua saúde ou a do bebê.
Quem deve fazer e quando realizar o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente.
O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.