Matérias - 12/10/2015 | 22h19m
Não existe improviso no Enem
BrasÃlia
A pouco mais de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), Francisco Soares, recomenda aos estudantes que farão o exame que evitem a improvisação.
"Não existe improvisação no Enem, a ansiedade é inútil porque você tem que se preparar e o trabalho é uma corrida de um ano, de dois anos".
Segundo Soares, o Enem premia o esforço e tranquilizou os que não conseguirem sucesso agora. "O Enem é uma grande oportunidade, mas cada um tem que fazer sua parte. São muitos os candidatos e quem não conseguir uma vaga num ano, consegue nos próximos. São muitas vagas, muitas universidades e muitos programas", disse.
Na reta final, ele orienta que todos continuem estudando e revisem os conteúdos. Soares cita como exemplo a redação, que não permite improviso e diz que atualmente há recursos e portais na internet que podem ajudar nos estudos.
Quanto ao Inep, segundo o presidente, a maior preocupação é com a segurança do Enem. "É muito importante que o exame seja isonômico, que quem de fato conquiste a vaga numa universidade pública ou privada desejada esteja lá por méritos e não por um processo escuso".
Ele disse ainda que, como segurança adicional, este ano a abertura dos malotes com as provas ocorrerá meia hora após o fechamento dos portões, para que os estudantes estejam acomodados nas salas e com a presença de servidores públicos. "Tenho orgulho de dizer que produzimos um exame seguro", afirmou.
O Enem será nos dias 24 e 25 de outubro. As provas serão aplicadas em todos estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 7,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição. O local de prova está disponÃvel apenas pela internet, na página do Enem.