Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 11:28

Matérias - 14/10/2015 | 17h49m

Academia de Saúde é referência para municípios

Pinheiral

A Academia da Saúde recebeu na manhã de quarta-feira, 14, a visita do apoiador descentralizado do Ministério da Saúde para o Programa, José Luis Luli de Paiva, acompanhado do representante da Secretaria de Estado de Saúde, Daniel Eiras e da apoiadora da Superintendência de Atenção Básica das Regiões Centro-Sul e Médio Paraíba, Josiane Medrado.

O objetivo da vinda da comitiva foi de promover um debate sobre os avanços e propostas do programa, bem como repassar experiências e fomentar apoio aos municípios que estão em processo de implantação do serviço. Também participaram do encontro a equipe no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e profissionais dos PSFs (Unidades de Estratégia de Saúde da Família) de Pinheiral e de Volta Redonda, que está às vésperas de inaugurar seu pólo.

A coordenadora da unidade, Sheila Sabença, recepcionou os convidados e falou sobre a missão, a visão e os valores da Academia da Saúde de Pinheiral. Sheila também aproveitou a oportunidade para apresentar a estrutura do funcionamento do programa do Governo Federal no município. Inaugurada em dezembro de 2013, a Academia da Saúde promove hoje atividades físicas orientadas e outras práticas corporais, oficinas diversas, reuniões com grupos de convivência e apoio ao Coral Queremos Viver.

Uma das últimas ações de destaque da unidade foi a criação do Programa Em Busca da Medida Certa. Na ocasião da visita, a coordenadora ainda citou algumas de suas parcerias como o Sesc Barra Mansa, através do projeto Saber Comunitário, a Apae de Pinheiral e o Recanto dos Velhinhos. "Esse espaço de inclusão surgiu no nosso município com a proposta de fomentar a promoção da saúde e da paz, trabalhando a socialização, valorizando a auto-estima e visando um serviço de excelência. Tudo isso com acolhimento humanizado, responsabilidade social, ética profissional, comprometimento com gestão de qualidade e valorização do ser humano", contou Sheila adiantando algumas das atividades previstas: "Slackline, Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, Culinária Saudável, Pilates para adolescentes e gestantes, Programa de Defesa Pessoal e Gestão de Stress para Terceira Idade".

O apoiador do programa lembra que Pinheiral foi uma das primeiras cidades do estado do Rio de Janeiro a implantar o programa e que o município vem desenvolvendo um trabalho de excelência servindo, inclusive, de exemplo para municípios vizinhos.
"Essa é a terceira ou quarta vez que visito a Academia da Saúde de Pinheiral e posso dizer que a unidade é referência. Plantamos muitas sementes e estamos sempre acompanhando o percorrer deste processo. Posso dizer que o trabalho aqui está bem estruturado e consolidado dentro da rede de Saúde", disse.

José Luis acrescentou que as Academias da Saúde são dispositivos para o desenvolvimento de pontos de ação da Rede de Atenção Básica. "É um espaço de saúde, onde a busca de parceria e da integração com a comunidade é o mais importante para o sucesso do programa", ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde, Lauryston Guimarães, a visita do consultor do Ministério da Saúde representa um reconhecimento ao empenho, responsabilidade e capacidade da equipe que coordena e trabalha pela Academia.
"Fico feliz em saber que o pólo tem servido de modelo para demais municípios. Isso só nos dá mais força e estímulo para continuar trabalhando em prol do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis dos nossos munícipes", concluiu.