Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 06:25

Itatiaia - 21/10/2015 | 08h52m

Itatiaia realiza Temporada da Truta

Itatiaia

 A região de Visconde de Mauá recebe até dia 15 de novembro, a 13ª Temporada da Truta. O evento, que faz parte do calendário oficial do município de Itatiaia, este ano conta com 17 restaurantes das vilas de Mauá, Maringá e Maromba, e apresenta o projeto “Truta do Imperador”, em que cada chef deverá usar além das trutas, ingredientes do final do Império de Dom Pedro II para elaboração de seus pratos. A homenagem ao imperador é parte do conceito “Tour da Experiência: Caminhos do Brasil Imperial”, do SEBRAE, que visa divulgar e comercializar regiões do Estado do Rio de Janeiro contando a história do Brasil Império.

- Para cumprir o objetivo de todo ano apresentar novidades, cada participante contou com apoio do chef Andrew Bushee durante um workshop de qualificação exclusivo do evento, que trouxe as últimas técnicas de manuseio, limpeza, conservação e preparo da truta, a fim de oferecer ao público o melhor resultado em preparações que não encontramos em outras regiões do país. Todos pratos deverão conter espinafre, pitanga, limão-cravo, batata doce, cogumelo e cachaça, e cada chef fará o preparo à sua maneira - explicou Julio Buschinelli, presidente da Mauatur (Associação Comercial e Turística da Região de Visconde de Mauá), idealizadora e organizadora do evento.

Os pratos “Truta do Imperador” de todos restaurantes participantes serão apresentados num cardápio único, contendo a descrição e o preço de cada um, dando ao visitante a chance de traçar seu próprio roteiro gastronômico com base nos pratos que quiser experimentar.

- Além de apresentar a truta, que é um produto característico das águas frias de nossas montanhas, a realização da Temporada da Truta também visa superar a sazonalidade. A estimativa é que entre 7 mil e 10 mil pessoas visitem a região de Visconde de Mauá durante o mês do evento, aquecendo o movimento na rede hoteleira e nos comércios nesta época do ano que é reconhecida como baixa temporada, por isso a importância do apoio da Secretaria de Turismo ao Evento - finalizou Roberta Dias, secretária de Turismo do município.