Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 02:25

Matérias - 26/10/2015 | 10h42m

Escolas dão show de criatividade na SNCT

Pinheiral

Palestras exuberantes, apresentações dinâmicas e muita criatividade. O segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, no município, superou as expectativas após abertura. Com o tema ‘Luz, Ciência e Vida', alunos da rede pública esbanjaram conhecimento durante a exposição de experimentos e trabalhos interativos. Atividades e apresentações culturais também animaram as praças Teixeira Campos e Brasil.

Durante a manhã, a pequena Jamille Marques, do 6º ano da Escola Municipal Alzira Vargas, ofereceu aos visitantes explicações sobre a energia eólica.

"Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Embora pouco utilizada nos dias de hoje, é considerada uma importante fonte de energia por não gerar poluição e não agredir o meio ambiente", detalhou a estudante com conhecimento de causa.

No stand ao lado, a aluna da Escola Miguel Barbosa Junior, Suzane Vieira, de apenas 8 anos, esclarecia o assunto ‘De onde vem a energia?' e dava a seguinte recomendação aos expectadores: "Economizem!". A ‘Evolução da Tecnologia' foi esplanada de forma clara e dinâmica pelo jovem Cauã Oliveira, do 4º ano. O rapaz demonstrou, com perfeição, as primeiras e as últimas descobertas tecnológicas da história. Um de seus experimentos que chamou a atenção do público foi o ‘carregador de celular com utilização de pilhas'.

Essas e muitas outras exposições foram avaliadas positivamente pelos visitantes, entre eles, o jovem Lucas Oliveira.

"Venho todos os anos à feira e este ano me surpreendi com a quantidade e diversidade de apresentações. Aprendi bastante hoje", afirmou ao lado do amigo Gleidson Sousa. "Este evento é bastante importante para todas idades", elogiou.

O projeto "Ver Ciência" também marcou presença nos dois dias de evento com sessões de exibição de vídeos que buscam promover, incentivar e difundir ciência pela televisão, pela internet e outros meios audiovisuais. Na ocasião, alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pinheiral encantaram o público entoando canções da MPB.

Outra participação de destaque foi o aulão gratuito de Pilates, na tenda da Saúde. Crianças e jovens que passaram pelo local se entusiasmaram ao poder ver aranhas, cobras e escorpiões de diversas espécies no stand da Vital Brazil que na oportunidade, distribuiu em parceria com a Vigilância Ambiental, panfletos explicativos e orientações de alerta contra dengue, larvas e escorpiões.

O Departamento Escolar de Nutrição também promoveu um saboroso Concurso de Gastronomia Escolar na Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a secretária de Educação, Cleonice Pires, o evento atendeu e superou as expectativas da organização.

"Neste ano, como aumentou o numero de parceiros, tínhamos uma perspectiva de público e de qualidade bem maior, o que foi confirmado nos dias de feira. Foram exposições e apresentações culturais admiráveis", avaliou a secretária destacando que o objetivo da ação é o de aproximar a ciência da população.

"As escolas trabalham suas propostas pedagógicas e as trazem para praça de uma forma lúdica e interessante, aguçando a curiosidade das pessoas que vêm para prestigiar e conhecer", concluiu Cleonice.

 

Em Pinheiral

O município aderiu a SNTC e promoveu pela terceira vez, o evento na cidade. A ação envolveu escolas municipais e particulares, secretarias, universidades e entidades e movimentou a região durante os dias de programação levando ciência e tecnologia à população. O evento foi realizado pela prefeitura e contou com o apoio da CCR - Nova Dutra, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Museu da Vida - Fiocruz e da Fundação Cecierj.

 

A Semana

Esta é a 12ª edição do evento no país. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece anualmente em todo território nacional. Nesta época, cidades brasileiras promovem o evento com intuito de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.