Terça-feira, 2 de setembro de 2025 | 02:07

Matérias - 29/10/2015 | 21h31m

Profissionais da Educação participam de oficina

Três Rios

Professores, diretores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino participaram da oficina Teatro Acessível realizada pela ONG Escola de Gente - Comunicação em Inclusão. A iniciativa é patrocinada pela MRS Logística por meio da Lei Rouanet, e conta com a parceria da Vale, da Associação Nacional dos Procuradores da República e das secretarias de Educação e apoio do Ministério da Educação.
 

O projeto Teatro Acessível tem como objetivo sensibilizar e disseminar o conceito de cultura inclusiva. Durante a oficina, os profissionais participaram de situações lúdicas e desafiadoras, exercitando diferentes modos de se comunicar e testando os limites daquilo que se pensa, no dia a dia, ser inclusão.

Os participantes receberam uma camiseta da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” e um exemplar do livro “Um amigo diferente?”, de Claudia Werneck, impresso em tinta e com outros formatos acessíveis. Publicado pela WVA em 1994, o livro foi traduzido para o espanhol e o inglês e integra o acervo de bibliotecas e escolas públicas do Brasil.


"Esta é mais uma iniciativa que potencializa a Educação Inclusiva praticada no município. Todos parceiros são bem-vindos na tarefa de incluir alunos com deficiência na nossa rede municipal de ensino, garantindo acessibilidade e qualidade na educação. O prefeito Vinicius Farah determina que o  aluno com deficiência sempre foi e será prioridade para nós”, afirmou a secretária de Educação Carla Nasser Monnerat, que agradeceu à empresa MRS e incentiva que outras promovam oportunidades semelhantes.

A Secretaria de Educação vem desenvolvendo nas escolas municipais projetos a fim de garantir atendimento educacional especializado, complementar à escolarização, a alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Todos projetos são acompanhados pela equipe da Educação Especial.