Segunda-feira, 1 de setembro de 2025 | 22:39

Matérias - 02/11/2015 | 07h15m

SOS Habitação lançado pelo governo do Estado

Três Rios

O secretário de Promoção Social Marcus Medeiros e o subsecretário de Defesa Civil, Cel. Vital, participaram do Lançamento do SOS Habitação. O programa, realizado pelo Governo do Estado, é fruto do acordo de cooperação entre as secretarias de Estado de Habitação e de Defesa Civil, no âmbito do Núcleo de Redução de Risco de Desastre, que une as duas pastas. A parceria envolve os corpos técnicos de ambas secretarias em duas fases: prevenção e socorro.

O lançamento é direcionado à primeira etapa, de prevenção. Nesta fase, com calendário que segue até o final de novembro e será executado em sete municípios da Região Serrana, arquitetos, engenheiros e especialistas da Defesa Civil percorrerão as cidades capacitando lideres comunitários em habitações seguras. Ensinarão que com algumas medidas simples é possível tornar as casas livres de deslizamentos e também de inundações. Estas palestras também serão reproduzidas em escolas, entidades e todos organismos que a desejarem.


“Iniciamos em sete cidades serranas atingidas: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Areal, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto como um projeto piloto a ser estendido a todo Estado. A prioridade é a Região Serrana, pela sua característica de riscos, mas o programa chegará a todas cidades fluminenses”, explicou o secretário de Estado de Habitação, Bernardo Rossi.


O Estado do Rio é o terceiro menor em território do país, porém também ocupa a terceira maior população do Brasil. O adensamento populacional aliado à intervenção humana é responsável por boa parte das ocorrências climáticas.

A Defesa Civil do Estado traçou o mapa de ameaças climáticas com 460 eventos apontados pelos municípios. Destes, 18% correspondem aos deslizamentos e 17,8% às inundações. O SOS Habitação mostrará com orientações básicas de cuidados com Meio Ambiente e com orientações específicas, porém de fácil entendimento ao público leigo, em engenharia e arquitetura, que é possível tornar as construções seguras.

Nenhuma construção ou reforma deve ser iniciada sem a comunicação aos órgãos competentes municipais. Esta é a premissa do programa que também ensina que medidas simples como a colocação de calhas nas casas e o plantio de árvores adequadas podem tornar um imóvel seguro e que essas informações replicadas transformam a comunidade numa área segura para morar, completou Bernardo Rossi.


A segunda fase começa em seguida com treinamento mais específico para formação do corpo técnico da Secretaria de Estado de Habitação que atuará em campo no socorro de comunidades em casos de desastres climáticos.


Em Três Rios, a palestra sobre a primeira fase do programa, acontece terça-feira, 10, na sede da secretaria de Saúde.