Segunda-feira, 1 de setembro de 2025 | 19:04

Matérias - 09/11/2015 | 06h39m

Educação Especial oferece oficina e palestra

Barra do Piraí

A Divisão de Educação Especial, desenvolveu a campanha ‘Teatro Acessível - Arte, Prazer e Direitos’ em parceria com o Ministério da Cultura e ONG Escola de Gente - Comunicação de Inclusão.

O evento aconteceu com oficina de teatro para professores e pedagogos no Varandão do Central Sport Club, Rua João Pessoa, 475, Chácara Farani.

O objetivo da campanha “Teatro Acessível - Arte, Prazer e Direitos” é incentivar o fortalecimento da sociedade inclusiva no Brasil, garantindo os direitos das pessoas portadoras de deficiências e proporcionando mais autonomia e participação na vida cultural.

No período da tarde, foi proferida palestra com a jornalista Cláudia Werneck, autora do livro ‘Um amigo diferente’, que trata as questões sociais sobre o tema. Segundo a palestrante, o projeto é uma reflexão sobre as diferenças individuais e busca expandir a consciência da sociedade. Além disso, promove a acessibilidade na comunicação entre pessoas com ou sem deficiência e através das oficinas dissemina e encoraja aos alunos a descobrir novas formas de se comunicar.

Na palestra foi abordada a importância da acessibilidade e inclusão nas escolas.

“A discriminação só terminará quando tivermos escolas totalmente inclusivas e formarmos crianças conscientes e que aprendam a diferenciar as características individuais de cada ser humano a limitações e rótulos tendenciosos às pessoas deficientes”, disse Cláudia Werneck, emendando: “É importante lembrar a falta de informação e preconceito implícito na fala de muitas pessoas em relação às pessoas deficientes e que isso só pode ser resolvido com a Educação."